Golpe rouba dados do cartão em pagamentos por aproximação; saiba como se proteger

O chamado golpe do toque fantasma frauda o cartão de crédito ou débito para permitir a realização de compras pela internet
Alessandro Di Lorenzo22/09/2025 09h56
cartao-aproximacao-1-1920x1080
Imagem: Inside Creative House/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa de segurança cibernética Kaspersky alertou para mais uma estratégia utilizada para a prática de crimes virtuais. O chamado golpe do toque fantasma pode roubar dados de cartões usados em pagamentos por aproximação.

O objetivo dos criminosos é fraudar o cartão de crédito ou débito para realizar compras pela internet. A tática tem origem na Ásia, mas já foi identificada em toda a América Latina, inclusive com alguns casos no Brasil.

Criminosos fingem ser representantes de bancos (Imagem: diy13/Shutterstock)

Como funciona a fraude

A ação dos criminosos começa com uma ligação para a vítima. Fingindo serem representantes de bancos ou de operadoras de cartão de crédito, os golpistas informam que é necessário validar os dados do cartão e que, para isso, basta baixar um aplicativo no celular. Para “facilitar”, eles enviam o app por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Ao baixar o aplicativo, o cidadão é orientado a aproximar o seu cartão ao celular para validar os dados. É neste momento que ocorre o roubo do código gerado por NFC, um token temporário que dura de 20 a 30 segundos. Há casos em que o falso programa pede, inclusive, a senha de pagamentos do usuário.

Letreiro com logo da Kaspersky
Alerta foi divulgado por empresa de segurança cibernética (Imagem: divulgação/Kaspersky)

Com as informações do cartão, os golpistas começam a fazer pagamentos, compras e transferências em nome da vítima em uma máquina de pagamento. Normalmente são várias transações de pequeno valor, mas, em caso de rouba da senha, as movimentações podem ser maiores. As informações são da Folha de São Paulo.

Leia mais

mulher golpe online
Objetivo dos criminosos é fraudar o cartão de crédito ou débito para realizar compras pela internet (Imagem: Sandwish/iStock)

Recomendações para evitar cair no golpe

  • Uma das formas de se proteger é nunca clicar em link ou baixar programas que sejam enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail.
  • A recomendação é que o usuário só faça downloads de apps que estejam na loja oficial do sistema operacional do seu celular, ou seja, Google Play ou Apple Store.
  • Também é preciso ficar atendo quando for procurado por alguém dizendo que é preciso validar seus dados.
  • Lembrando que os bancos não costumam ligar solicitando dados do cliente, pedindo para validar cartão ou mesmo baixar aplicativos.
  • Outra sugestão é ative limites de transações no cartão de crédito ou débito, evitando prejuízos maiores em caso de golpes do tipo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.