Cientistas recriam em laboratório reações que deram origem à vida

Experimento confirmou que as fontes termais submarinas criaram as condições necessárias para o surgimento da vida no nosso planeta
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 23/09/2025 16h07
Terra vista do Espaço
É fato que nosso planeta é redondo, mas como não vemos isso daqui? (Imagem: Dima Fel/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas recriaram em laboratório as reações químicas que podem ter ocorrido há cerca de 4 bilhões de anos no nosso planeta. Elas teriam sido responsáveis pelos primeiros precursores moleculares para o surgimento da vida.

De acordo com os pesquisadores, as fontes hidrotermais submarinas teriam criado as condições necessárias para a criação da vida na Terra. As conclusões foram descritas em estudo publicado no Journal of the American Chemical Society.

Vida surgiu há cerca de 4 bilhões de anos (Imagem: lovelyday12/Shutterstock)

O surgimento da vida na Terra

  • De acordo com informações da Agência FAPESP, as fontes hidrotermais alcalinas liberam fluidos quentes, de até 70 °C, e básicos, com pH entre 9 e 12.
  • Além disso, são ricos em hidrogênio molecular (H).
  • Estes se encontram com a água do oceano primitivo, mais fria (cerca de 5 °C) e levemente ácida (com pH em torno de 5,5).
  • Entre esses ambientes, formam-se paredes minerais de sulfetos de ferro e níquel, ricas em microporos e capazes de conduzir elétrons.
  • O contraste gera gradientes naturais análogos aos que, hoje, sustentam o metabolismo celular.

Leia mais

O papel das fontes hidrotermais

Para realizar o experimento, os pesquisadores construíram reatores que simulam o encontro entre os fluidos hidrotermais e a água oceânica primitiva. Foram utilizados minerais de ferro-enxofre (Fe-S) e suas variantes contendo níquel (Fe-Ni-S) como mediadores mineralógicos do processo.

Focamos em dois produtos: ácido fórmico e ácido acético. A primeira etapa – conversão de CO em ácido fórmico e, depois, em ácido acético – é a limitante do processo, a parte mais difícil em termos energéticos. Nós a resolvemos usando apenas minerais.

Thiago Altair Ferreira, primeiro autor do trabalho
Fontes hidrotermais podem liberar carbono nos oceanos
Fontes hidrotermais possibilitaram surgimento da vida (Imagem: Penn State, CC BY-NC-ND 2.0)

O estudo também mediu o papel de correntes elétricas, mostrando que correntes ínfimas, da ordem de nanoampères (10⁻⁹ A), bastaram para sustentar a redução de CO com excelente eficiência. Isso sugere que fluxos elétricos muito pequenos, mas constantes, no fundo do mar primitivo, seriam suficientes para sustentar um protometabolismo.

Os resultados do estudo reforçam o papel das fontes hidrotermais alcalinas na Terra primitiva, mostrando que duas etapas protometabólicas podem emergir de gradientes naturais e superfícies minerais, sem a necessidade de maquinarias biológicas complexas.

Thiago Altair Ferreira, primeiro autor do trabalho
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.