Atualmente, 75% da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo 19,8% desses são considerados obesos. Por isso, a busca por métodos que auxiliem as pessoas a perder peso cresce rapidamente, com remédios como o Ozempic se mostrando eficazes por determinado tempo.
Esses medicamentos funcionam retardando o esvaziamento do conteúdo no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade. O problema é que, a perda de peso só ocorre enquanto o paciente estiver tomando as injeções, bastando parar o tratamento para o ganho de peso retornar.

Novo medicamento age de forma diferente no organismo
Segundo o New Atlas, um novo medicamento pode oferecer uma solução mais duradoura para eliminar a gordura. Pesquisadores da Resalis Therapeutics, empresa de biotecnologia italiana, divulgaram o medicamento RES-010, que utiliza um fragmento sintético de material genético (oligonucleotídeo antisense) para bloquear a ação da molécula miR-22.
O miR-22, afirma o Dr. Riccardo Panella, cofundador e CEO da empresa da Resalis Therapeutics, “é um controlador mestre de muitos processos envolvidos na obesidade” incluindo a quebra e utilização da gordura, a atividade das mitocôndrias e a reorganização do tecido adiposo.
Estudos pré-clínicos mostraram que o medicamento consegue induzir uma perda de peso significativa e evita que o ganho de peso volte rapidamente, logo após a interrupção do tratamento.
Em camundongos perda de peso chegou a 12%

Nos testes realizados com camundongos que receberam injeções semanais do RES-010, eles perderam cerca de 12% mais de peso que aqueles não tratados. Essa redução ocorreu de forma gradual ao longo de cinco meses de tratamento.
Leia mais:
- Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem influenciar paladar, indica pesquisa
- Ozempic 2.0? Cientistas criam remédio ainda mais eficaz para perda de peso
- Ozempic e Mounjaro: benefícios vão além da perda de peso, segundo estudo
Os camundongos tratados perderam peso apesar de comerem a mesma quantidade que os não tratados, sugerindo que o RES-010 está reprogramando o metabolismo.
Dr. Riccardo Panella, cofundador e CEO da empresa da Resalis Therapeutics, à MedicalXpress.
Além disso, os pesquisadores perceberam que os camundongos tratados não recuperaram o peso após a interrupção do uso do medicamento.
Panella explica que, “ele altera a forma com que o corpo utiliza gorduras, aumentando a produção e a atividade das mitocôndrias, isso ajuda a converter a gordura branca, que armazena energia, em gordura marrom, que a queima. Por isso, a recuperação do peso é menos provável”.

Principais resultados do medicamento RES-010
- O RES-010 reduziu 15% da massa gorda em 10 semanas, preservando 99% da massa magra.
- Em comparação, a semaglutida reduziu 16% da massa gorda, mas causou perda de 8% da massa magra.
- Animais tratados com o RES-010 não recuperaram o peso após a interrupção do tratamento, ao contrário dos que receberam apenas semaglutida.
- Não foram observados efeitos colaterais significativos nos animais em doses terapêuticas.
O medicamento está sendo testado em estudo de Fase I na Holanda com até 80 participantes, avaliando segurança e efeitos colaterais em humanos. Os resultados iniciais são esperados para o início de 2026.