A Meta já tem um plano para evitar leis sobre IAs

Empresa se une a investidores do Vale do Silício em ofensiva multimilionária para barrar leis estaduais que possam travar projetos de IA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 23/09/2025 15h46
meta AI
Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta está intensificando sua ofensiva contra a regulamentação de inteligência artificial, conforme revelam informações exclusivas da Axios.

A empresa anunciou investimento de “dezenas de milhões de dólares” no American Technology Excellence Project, um novo super PAC voltado a apoiar candidatos de ambos os partidos que defendam o avanço da tecnologia.

Ao fundo, logo da Meta na tela de um notebook; à frente, um martelo de juiz
Novo super PAC quer eleger candidatos pró-tecnologia e evitar “colcha de retalhos” regulatória (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Foco em controle parental

  • O grupo, liderado pelo republicano Brian Baker e pela consultoria democrata Hilltop Public Solutions, atuará nas eleições de meio de mandato de 2026.
  • Segundo a porta-voz Rachel Holland, o PAC promoverá políticas que protejam a liderança tecnológica dos EUA, incentivem o progresso da IA e coloquem pais no controle da experiência digital dos filhos – um tema sensível após polêmicas sobre segurança infantil nos produtos da empresa.
  • Mais de 1.000 projetos de lei sobre IA foram apresentados nos 50 estados em 2025, incluindo medidas na Califórnia que exigem transparência para grandes empresas e regulamentam chatbots voltados a menores.
  • A Meta e outras gigantes de tecnologia argumentam que uma regulamentação estadual fragmentada pode sufocar a inovação e prejudicar a competitividade dos EUA frente à China.
logo meta
Meta usa controle Parental como bandeira em batalha regulatória (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Leia mais:

Big techs se mobilizam

A iniciativa da Meta se soma ao super PAC de US$ 100 milhões lançado por Andreessen Horowitz e Greg Brockman (OpenAI) para frear restrições à IA. A pressão das empresas visa evitar que propostas mais rígidas – como a que tentava proibir estados de regular IA por 10 anos – sejam derrotadas no futuro.

Foto ilustrativa do Meta AI
Meta intensifica sua guerra contra a regulamentação de IA nos Estados Unidos (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.