Apple prepara mudanças de segurança no iOS 26

Sistema operacional deve adotar atualizações automáticas em segundo plano para tornar iPhones mais seguros contra ameaças digitais
Por Maurício Thomaz, editado por Rodrigo Mozelli 24/09/2025 01h30
iOS 26 deve trazer atualizações automáticas para reforçar segurança do iPhone
iOS 26 deve trazer atualizações automáticas para reforçar segurança do iPhone (Imagem: yalcinsonat1 / iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O iOS 26 pode marcar um avanço importante na proteção de iPhones. Segundo informações do portal 9to5Mac, a Apple estaria preparando duas mudanças significativas em sua política de segurança, com foco em reduzir a exposição dos dispositivos a ameaças digitais.

Até hoje, a empresa liberava correções de segurança junto a novas versões do sistema. Isso trazia dois problemas principais: primeiro, as atualizações demoravam porque dependiam do desenvolvimento completo de uma nova versão; segundo, os usuários precisavam instalar, manualmente, os pacotes, e nem todos faziam isso de forma imediata, deixando seus aparelhos vulneráveis.

Dedo de pessoa quase tocando ícone do iOS 26 em tela de celular colocado na frente de tela maior exibindo o logotipo da Apple
Com as mudanças, a Apple pretende reduzir a exposição dos dispositivos a ameaças digitais (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

iOS 26 pode adotar atualizações automáticas em segundo plano

Uma das novidades encontradas no iOS 26.1 beta para desenvolvedores é a transição das chamadas Rapid Security Responses para um sistema batizado de Background Security Improvements (Melhorias de Segurança em Segundo Plano).

A principal diferença é que, agora, as correções poderiam ser aplicadas de forma automática e silenciosa, sem que o usuário precise tomar qualquer ação. Esse mecanismo já aparece nos códigos do sistema, embora ainda não esteja ativo para quem usa a versão beta.

Se confirmado, o recurso também deve chegar ao macOS, ampliando o alcance da estratégia de segurança da Apple.

Atualizações sem reinicialização

Outra mudança identificada pelo 9to5Mac sugere que a Apple também prepara um modelo que permite atualizar componentes críticos sem a necessidade de reiniciar o iPhone. Caso seja implementado junto ao novo recurso, isso significaria que os dispositivos poderiam ser protegidos instantaneamente contra falhas, assim que a Apple liberar os patches.

Principais pontos sobre as mudanças de segurança do iOS 26:

  • Atualizações de segurança passariam a ser aplicadas em segundo plano, sem ação do usuário;
  • O sistema poderá corrigir vulnerabilidades de forma mais rápida;
  • A instalação silenciosa reduziria o número de iPhones expostos a ameaças;
  • Possibilidade de atualizar componentes críticos sem precisar reiniciar o dispositivo;
  • Recurso também deve chegar ao macOS, ampliando a proteção no ecossistema Apple.

Leia mais:

Capa - ios 26
Recurso também deve chegar ao macOS, ampliando a proteção no ecossistema Apple (Imagem: jackpress/Shutterstock)

Essas alterações representam uma evolução em relação ao modelo atual, que depende da instalação manual via Ajustes. Ainda não há confirmação oficial de quando as novidades estarão disponíveis, mas os códigos internos são um forte indicativo de que os recursos chegarão em breve com o iOS 26.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.