Número de indústrias que usam IA dispara no Brasil, revela IBGE

Levantamento aponta que o número de indústrias brasileiras que utilizam IA passou de 1.619 em 2022 para 4.261 em 2024
Alessandro Di Lorenzo24/09/2025 12h27, atualizada em 24/09/2025 21h25
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O boom da inteligência artificial também pode ser observado aqui no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas com atuação na área industrial que utilizam a tecnologia mais que dobrou nos últimos dois anos.

O resultado é motivado pela popularização das chamadas IAs generativas. Dentro do setor, a pesquisa revela que as ferramentas são utilizadas principalmente para a automatização de processos e fluxos de trabalho.

inteligencia artificial
Preferência é pela IA generativa (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Crescimento de 163% em apenas dois anos

  • O levantamento faz parte da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), divulgada nesta quarta-feira (24) pelo IBGE.
  • O trabalho aponta que o número de indústrias brasileiras que utilizam IA passou de 1.619 em 2022 para 4.261 em 2024.
  • Isso representa um crescimento de 163% no período.
  • O documento ainda revela que, no primeiro semestre do ano passado, 41,9% das empresas pesquisadas faziam uso da ferramenta, número muito acima dos 16,9% registrados dois anos antes.
  • A pesquisa analisou 1.731 empresas da área industrial, em um universo de 10.167 companhias com 100 ou mais empregados.
  • As informações são da Agência Brasil.

Leia mais

Empresas brasileiras estão de olho nos avanços tecnológicos (Imagem: sweet_tomato/Shutterstock)

Adoção da IA é uma necessidade

O IBGE identificou que o uso da IA se torna mais comum à medida que aumenta o tamanho da empresa. Nos negócios com 500 ou mais empregados, 57,5% das empresas utilizam a tecnologia, superando a marca das companhias de 250 a 499 funcionários (42,5%) e das com 100 até 249 trabalhadores (36,1%).

Já as áreas que mais utilizam a inteligência artificial são administração (87,9%) e comercialização (75,2%). Outros destaques ficam para equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (72,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (59,3%) e produtos químicos (58%).

Cérebro com os dizeres "AI" dentro
Adoção da ferramenta é quase que uma obrigação para muitas indústrias (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Segundo o levantamento, os resultados são mais do que um indicativo de que as empresas buscam ganhar novos mercados. Na verdade, a adoção das tecnologias digitais avançadas é uma necessidade de sobrevivência no ambiente onde já atuam.

Quando se tem, muitas vezes, essa própria demanda dos fornecedores e dos clientes para você migrar, passar a utilizar certos tipos de tecnologias que se integrem, principalmente na logística, no processo de suprimento dessa cadeia, ou a empresa faz esse movimento ou vai ser excluída, não vai fazer parte mais dessa cadeia.

Flávio José Marques Peixoto, gerente de pesquisas temáticas do IBGE
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.