Já imaginou poder utilizar nos PCs todos os recursos existentes nos smartphones? É exatamente esse o objetivo de um projeto que está em desenvolvimento a partir de uma colaboração entre Google e Qualcomm.
A ideia é criar uma versão do Android para os computadores. O famoso sistema operacional é conhecido por sua flexibilidade e pela variedade de aplicativos, o que resultaria em uma experiência mais leve e dinâmica.

Android para computador está ganhando forma
Apesar de não haver nenhuma previsão para o lançamento da novidade, a expectativa cresceu ainda mais após declarações feitas durante um evento que reuniu o chefe de plataformas e dispositivos do Google, Rick Osterloh, e o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.
No passado, sempre tivemos sistemas muito diferentes entre o que estamos construindo em PCs e o que estamos construindo em smartphones, e embarcamos em um projeto para combinar isso. Estamos construindo juntos uma base técnica comum para nossos produtos em PCs e sistemas de computação de desktop.
Rick Osterloh, chefe de plataformas e dispositivos do Google

Em resposta, o CEO da Qualcomm afirmou que a versão do Android para computador “é incrível” e que mal pode esperar para ter uma. O empresário brasileiro ainda disse que a ferramenta cumpre a visão de convergência de dispositivos móveis e PCs. As informações são do portal The Verge.
Leia mais
- Google e Samsung vão transformar seu celular em um computador
- Google Keep para computador fica parecido com aplicativo do Android
- Microsoft testa recurso para retomar apps Android no Windows 11

Recursos de IA também ficarão disponíveis em versão para PC
- Durante o evento, o representante do Google confirmou os planos da empresa de levar “todos os aplicativos e comunidade de desenvolvedores” para o ecossistema do PC.
- Isso inclui os recursos de inteligência artificial.
- A última vez que ouvimos falar oficialmente do projeto foi em julho deste ano.
- Na oportunidade, o chefe do Android, Sameer Samat, confirmou que o Google estava “combinando o ChromeOS e o Android em uma única plataforma”.