Versão Android para PC é incrível, segundo CEO da Qualcomm

O empresário brasileiro Cristiano Amon se mostrou entusiasmado com o projeto que está sendo desenvolvido pelo Google
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 24/09/2025 11h15
Logotipo do Android na tela do celular. Um smartphone sobre um laptop exibindo o novo logotipo do Android
Imagem: Alex Photo Stock/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já imaginou poder utilizar nos PCs todos os recursos existentes nos smartphones? É exatamente esse o objetivo de um projeto que está em desenvolvimento a partir de uma colaboração entre GoogleQualcomm.

A ideia é criar uma versão do Android para os computadores. O famoso sistema operacional é conhecido por sua flexibilidade e pela variedade de aplicativos, o que resultaria em uma experiência mais leve e dinâmica.

Empresa está desenvolvendo nova ferramenta (Imagem: sockagphoto/Shutterstock)

Android para computador está ganhando forma

Apesar de não haver nenhuma previsão para o lançamento da novidade, a expectativa cresceu ainda mais após declarações feitas durante um evento que reuniu o chefe de plataformas e dispositivos do Google, Rick Osterloh, e o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.

No passado, sempre tivemos sistemas muito diferentes entre o que estamos construindo em PCs e o que estamos construindo em smartphones, e embarcamos em um projeto para combinar isso. Estamos construindo juntos uma base técnica comum para nossos produtos em PCs e sistemas de computação de desktop.

Rick Osterloh, chefe de plataformas e dispositivos do Google
Empresário brasileiro se mostrou entusiasmado com a novidade (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Em resposta, o CEO da Qualcomm afirmou que a versão do Android para computador “é incrível” e que mal pode esperar para ter uma. O empresário brasileiro ainda disse que a ferramenta cumpre a visão de convergência de dispositivos móveis e PCs. As informações são do portal The Verge.

Leia mais

Cérebro com os dizeres "AI" dentro
Ideia é que Android para PC também conte com recursos de IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Recursos de IA também ficarão disponíveis em versão para PC

  • Durante o evento, o representante do Google confirmou os planos da empresa de levar “todos os aplicativos e comunidade de desenvolvedores” para o ecossistema do PC.
  • Isso inclui os recursos de inteligência artificial.
  • A última vez que ouvimos falar oficialmente do projeto foi em julho deste ano.
  • Na oportunidade, o chefe do Android, Sameer Samat, confirmou que o Google estava “combinando o ChromeOS e o Android em uma única plataforma”.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.