O Google deve receber sua primeira multa sob a Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia nos próximos meses, segundo fontes ouvidas com exclusividade pela Reuters.
A Comissão Europeia está finalizando a decisão, que se baseia em acusações de que a empresa favoreceu seus próprios serviços verticais de busca – como Google Shopping, Flights e Hotels – em detrimento de concorrentes.

Histórico de multas e novas regras
- A penalidade seria a segunda aplicada ao Google em pouco tempo.
- No início de setembro, a Comissão já havia imposto uma multa de 2,95 bilhões de euros (US$ 3,45 bilhões) com base em regras antitruste mais antigas, por abusos relacionados à sua plataforma de anúncios AdX.
- A DMA, em vigor desde 2023, define obrigações para gigantes da tecnologia com o objetivo de limitar seu poder de mercado, abrir espaço para rivais e ampliar as opções para consumidores.
- Violações podem custar até 10% da receita global anual da empresa.

Possível acordo para evitar sanções
Apesar de o Google ter apresentado propostas para resolver as preocupações de reguladores, críticas de sites de comparação de preços, companhias aéreas e hotéis persistem. A empresa ainda pode evitar a multa se apresentar uma nova proposta que satisfaça a Comissão.
Fontes disseram que Bruxelas não tem pressa para concluir o caso, em meio a críticas do governo Trump à ofensiva regulatória europeia contra Big Techs e às tensões comerciais entre EUA e UE.
