O governo Trump vai oferecer modelos de inteligência artificial da xAI, empresa de Elon Musk, para agências federais por meio de uma nova parceria com a Administração de Serviços Gerais (GSA).
O acordo garante acesso a modelos como o Grok 4 e sua versão acelerada, Grok 4 Fast, por uma taxa simbólica de US$ 0,42 — valor escolhido como referência ao livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

xAI chega ao governo dos EUA, que já usa IA dos concorrentes
- A iniciativa coloca a xAI ao lado de Google, OpenAI e Anthropic, que também oferecem seus sistemas de IA ao governo por preços semelhantes.
- Especialistas veem esses contratos como um “selo de aprovação” na corrida para se tornar a tecnologia preferida em processos governamentais.
- Cada uma das quatro empresas já possui contratos de US$ 200 milhões com o Departamento de Defesa.
Leia mais:
- Plano de Elon Musk para conectar seu celular direto a satélites ganha força
- Grok: como acessar e usar a inteligência artificial do X/Twitter
- Como evitar que o X use seus posts para treinar IA

Musk e Trump em uma possível reaproximação
Josh Gruenbaum, comissário do Serviço Federal de Aquisição, disse que a GSA avalia que a competição entre empresas incentiva inovações e garante eficiência para o setor público. A agência afirma que o objetivo não é substituir funcionários, mas aumentar a produtividade.
O acordo ocorre após meses de negociação e sinaliza uma reaproximação entre Elon Musk e Trump, que haviam se desentendido no início do ano.
Musk declarou que pretende manter os sistemas politicamente neutros, alinhando-se à ordem executiva de Trump que proíbe o uso de chatbots tendenciosos pelo governo.
