Spotify reforça regras para IA na música

Nova política da plataforma busca transparência e combate a abusos, sem limitar artistas que usam IA de forma criativa
Leandro Costa Criscuolo25/09/2025 13h58
spotify
Imagem: QubixStudio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify anunciou novas medidas para tornar mais clara a presença de inteligência artificial na produção musical, combater spam e impedir o uso de clones de voz não autorizados em sua plataforma.

A empresa adotará o padrão DDEX, que permitirá que gravadoras, distribuidoras e artistas indiquem detalhadamente quando a IA foi usada — seja em vocais, instrumentos ou pós-produção.

“Sabemos que o uso de IA será amplo”, afirmou Sam Duboff, diretor global de marketing e políticas do Spotify. “Este padrão permite divulgações mais precisas, sem forçar uma divisão artificial entre músicas com ou sem IA.”

Pessoa segurando iPhone com logomarca do Spotify na tela dentro de um carro
Empresa promete etiquetas mais claras, combate a deepfakes e filtros para reduzir uploads fraudulentos (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

Combate a spam e fraudes musicais

  • Para lidar com o aumento de uploads impulsionados por ferramentas de IA, o Spotify lançará neste outono um novo filtro de spam musical, que vai identificar uploads em massa, duplicatas e táticas para manipular recomendações.
  • A empresa também promete agir contra o chamado “descasamento de perfil”, em que músicas são publicadas no perfil errado de um artista.
  • Os executivos destacam que não pretendem punir o uso criativo da IA, apenas coibir abusos. “Queremos que os artistas se sintam livres para experimentar com IA, mas precisamos nos proteger do lado negativo”, disse Charlie Hellman, vice-presidente de música do Spotify.
Logo do Spotify em um smartphone e ao fundo
Spotify cria padrão global para identificar uso de IA – Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock

Leia mais:

Músicas geradas por IA vão ficando comuns

As mudanças chegam em meio ao crescimento da música gerada por IA. Plataformas como o Deezer já registram que 18% dos uploads diários são totalmente criados por inteligência artificial.

spotify
Plataforma vai rotular faixas, bloquear clones de voz e lançar filtro contra spam musical – Imagem: Charles McClintock Wilson / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.