Como a Siri se tornou um problema jurídico para a Apple nos EUA

Empresa argumenta que apenas dois recursos foram adiados e que iPhone 16 entregou mais de 20 funções de IA já no lançamento
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 26/09/2025 16h15, atualizada em 26/09/2025 16h16
apple siri
Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock
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A Apple entrou com um pedido para rejeitar uma ação coletiva nos EUA que acusa a empresa de enganar consumidores ao adiar o lançamento de recursos avançados da Siri, anunciados como parte do pacote Apple Intelligence.

Os autores afirmam que não teriam comprado o iPhone 16 — ou teriam pago menos — se soubessem que os recursos não estariam disponíveis no lançamento.

Apple defende que já entregou maioria das novidades da Siri e que atualizações são lançadas de forma gradual – Imagem: Yasu31/Shutterstock

Defesa da Apple

  • Nos documentos judiciais, a Apple argumenta que o atraso afeta apenas dois recursos — reconhecimento de contexto pessoal e controles no aplicativo — e que isso não justifica as “alegações abrangentes” da ação.
  • A empresa destacou que mais de 20 ferramentas do Apple Intelligence já foram entregues, incluindo Ferramentas de Escrita, Playground de Imagens, Genmoji e Notificações Prioritárias.
  • Os advogados também alegaram que a empresa foi clara desde o início ao informar que novos recursos seriam lançados de forma gradual e que os compradores do iPhone 16 receberam diversas melhorias de hardware e software além dos recursos já disponíveis de IA.
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Autores da ação alegam que foram induzidos a comprar o iPhone 16 com base em promessas que não se cumpriram – Imagem: PixieMe/Shutterstock

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Lançamento previsto para 2026

Os recursos personalizados da Siri, que prometem melhor compreensão do contexto do usuário e integração com apps, devem ser lançados no iOS 26.4, previsto para março ou abril de 2026.

Tim Cook, CEO da Apple, disse em julho que a empresa está “fazendo bom progresso” e pretende cumprir o novo cronograma.

Lançamento da Siri avançada fica para 2026 e Apple é acusada de propaganda enganosa (Imagem: sdx15/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

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