Imagem: Mike Mareen/Shutterstock
A guerra entre Rússia e Ucrânia provocou uma retomada da corrida armamentista na Europa. O temor de novas invasões por Moscou está motivando os europeus a buscarem novas medidas de proteção. Entre elas está a construção de um ‘escudo’ de drones.
A proposta foi aceita durante encontro realizado nesta semana com os ministros da defesa de diversos países europeus. O objetivo do sistema é rastrear, detectar e interceptar qualquer violação do espaço aéreo.
A proposta, que não teve maiores detalhes divulgados, não é nova. Em março deste ano, a Comissão Europeia rejeitou um pedido de fundos da Estônia e da Lituânia para construção de um sistema de defesa composto por drones no continente.
De lá para cá, no entanto, as tensões aumentaram e as autoridades europeias mudaram de ideia. O comissário de Defesa da UE, Andrius Kubilius, afirmou que a Rússia está testando o bloco e que é necessária uma resposta firme. Ele também afirmou que o escudo de drones pode levar um ano para ser desenvolvido e que representará um sistema de detecção moderno e eficaz.
Já presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu “uma capacidade europeia desenvolvida em conjunto, implantada em conjunto e sustentada em conjunto, que possa responder em tempo real”. E garantiu que a Europa defenderá cada centímetro de seu território.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2025 15:34