Usado por Israel como um escudo de defesa de múltiplas camadas para bloquear o ataque em massa de drones e mísseis do Irã em território israelense, o Arrow-3 faz parte de um conjunto defensivo de mísseis, como o Iron Dome e o Arrow-2.

No entanto, o que será que esse sistema apresenta e quais são suas principais características potenciais? Entenda agora o que é exatamente o Arrow-3 e como funciona seu mecanismo de defesa diante de ataques.

publicidade

Leia mais

O que é e como funciona o Arrow 3?

Foto de Arrow 3 em funcionamento
Imagem Reprodução IAI

Desde que foi alvo de salvas dos Scud iraquianos na Guerra do Golfo em 1991, Israel tem aperfeiçoado as suas defesas aéreas e, por isso, estava preparado para se defender dos ataques iranianos em abril de 2024.

publicidade

Entre seus mecanismos de defesa, se destacam os mísseis de longo alcance como o Arrow-2 e Arrow-3. Ambos foram desenvolvidos especificamente para conter uma ameaça de mísseis iranianos. Ou seja, Israel já cogitava a possibilidade de tal ataque por parte do Irã.

Dessa forma, esses sistemas foram projetados para interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera terrestre, usando uma ogiva destacável que colide com o alvo. No entanto, o equipamento não revida ataques de aeronaves militares ou lançadores de artilharia, atuando apenas contra os mísseis que voam mais alto.

publicidade

Em operação desde 2000, o programa de desenvolvimento dos sistemas Arrow foi realizado em conjunto com os Estados Unidos e é estimado em mais de US$ 2 bilhões. Além de interceptar mísseis, o Arrow-3 foi criado para atuar junto com o Domo de Ferro e o C-Dome.

Fabricado pela Israel Aerospace Industries (IAI) em colaboração com a fabricante de aeronaves americana Boeing, o Arrow- 3 tem alcance muito superior ao do sistema americano de defesa antiaérea Patriot e ao do sistema IRIS-T.

publicidade
Foto de Arrow 3 e bandeiras de Estados unidos e Israel
Imagem Divulgação IAI

Sobre a estreia do Arrow-2 e 3, os militares de Israel disseram que usaram o sistema de defesa aérea pela primeira vez desde a eclosão da guerra com o Hamas em 7 de outubro para interceptar um míssil superfície-superfície no Mar Vermelho disparado em direção ao seu território.

Arrow 2 vs Arrow 3

O Arrow-2 foi projetado para interceptar e destruir os TBMs que foram detectados (localizados e identificados) e rastreados pelo Sistema de Radar ELM-2080 Green Pine. Além disso, o interceptor Arrow 2 foi opera na atmosfera e no espaço com capacidades endo e exo-atmosféricas.

Já o Arrow-3 foi projetado para interceptar e destruir as ameaças mais recentes e de longo alcance, especialmente aquelas que transportam armas de destruição em massa. Além disso, esse sistema integra-se perfeitamente ao Arrow Weapon System (AWS), complementando os blocos atuais e futuros do interceptor Arrow 2, permitindo assim múltiplas oportunidades de engajamento de nível superior.