Confira o Olhar Digital News na íntegra (26/09/2025)

Na corrida da robótica, tem um país saindo na frente dos Estados Unidos!
Vitoria Lopes Gomez26/09/2025 20h37, atualizada em 26/09/2025 21h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Veja os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira:

Corrida da robótica: China deixou os EUA para trás

Uma pesquisa global mostra que 542 mil robôs foram instalados em fábricas ao longo de 2024 — mais que o dobro do número de 10 anos atrás. A Ásia foi responsável por 74% das novas implantações no ano passado, em comparação com 16% na Europa e 9% nas Américas. E um país em especial lidera com folga esse setor. 

Crânio de um milhão de anos pode mudar história da evolução humana

Um fóssil de cerca de um milhão de anos, encontrado na China, pode mudar o que sabemos sobre as origens da nossa espécie. Um estudo publicado na revista Science aponta que o Homo sapiens começou a se diferenciar muito antes do que se imaginava – algo em torno de 400 mil anos mais cedo do que apontavam estimativas anteriores.

Guerra dos chips: a nova estratégia dos EUA para turbinar a produção

O governo dos Estados Unidos estuda impor tarifas aos fabricantes de chips do país como forma de pressionar pelo aumento da produção dos dispositivos. O objetivo é que as empresas atendam a demanda existente atualmente, limitando a importação. A estratégia faz parte dos planos do presidente Donald Trump de impulsionar a indústria de semicondutores norte-americana. 

Não precisa de estrela: este planeta usa belas auroras como aquecedor natural

Astrônomos usaram o Telescópio Espacial James Webb para observar um planeta isolado chamado SIMP-0136, localizado a cerca de 20 anos-luz da Terra. Diferente dos planetas do nosso Sistema Solar e de outros sistemas estelares, ele não orbita uma estrela e por isso é considerado um planeta solitário. As observações revelaram um fenômeno surpreendente: o planeta apresenta auroras tão intensas que chegam a aquecer sua atmosfera superior.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.