Usuários já podem fazer compras dentro do ChatGPT

Na prática, será possível fechar o carrinho sem sair da plataforma
Vitoria Lopes Gomez29/09/2025 16h05
compras dentro do chatgpt
(Imagem: OpenAI/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI apresentou nesta segunda-feira (29) um recurso para fazer compras dentro do ChatGPT. Agora, além de pesquisar, os usuários também poderão finalizar a transação sem sair da plataforma.

Por enquanto, o recurso funciona em parceria com as lojas Etsy e Shopify nos Estados Unidos, mas a intenção da desenvolvedora é ampliar o catálogo de produtos em breve.

Na prática, será possível começar e terminar uma conta sem sair do ChatGPT (Alexander Supertramp/Shutterstock)

Compras dentro do ChatGPT

O recurso já está disponível a partir de hoje – por ora, só nos Estados Unidos. Os usuários poderão pesquisar e comprar itens de vendedores sem sair do chat. Segundo comunicado da empresa, “comerciantes da Shopify poderão vender diretamente por meio de conversas do ChatGPT — sem links ou redirecionamentos, apenas comércio integrado”.

O pagamento acontece através do Instant Checkout dentro da plataforma. Por enquanto, ele oferece suporte a compras de itens individuais dentro do catálogo, mas a expectativa é adicionar mais de um milhão de comerciantes do Shopify (como Glossier, Spanx, SKMIS e Vuori) em breve.

Usuários do ChatGPT Plus, Pro e gratuito nos EUA já podem usar o recurso.

Fica mais caro?

Ainda segundo o comunicado, haverá uma taxa sobre as compras concluídas dentro do ChatGPT. No entanto, em teoria, quem paga são os comerciantes, sem afetar o preço final para o consumidor.

A OpenAI afirmou que tornará público o protocolo de comércio agêntico. Ele foi desenvolvido em parceria com a empresa de pagamentos Stripe, responsável pelo processo de checkout.

ChatGPT ganha campanha global e coloca a Siri sob pressão
ChatGPT também ganha controles parentais (Imagem: Markus Mainka / Shutterstock)

Leia mais:

OpenAI lança controles parentais no ChatGPT

  • A OpenAI anunciou a implementação de novos controles parentais no ChatGPT, que começam a ser disponibilizados a partir de segunda-feira (29);
  • O recurso permite que pais acompanhem e configurem como seus filhos adolescentes usam a plataforma, mas exige que tenham uma conta própria para ativar as funções;
  • ntre as novidades, está o envio de alertas de emergência aos pais quando adolescentes — ou filhos adultos que optarem por vincular contas — fizerem perguntas ao chatbot relacionadas a suicídio ou automutilação.

Confira todos os detalhes neste link.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: