Imagem: sweet_tomato/Shutterstock
O governo brasileiro vai oficializar nesta terça-feira (30) um acordo que prevê investimentos de R$ 390 milhões no setor de inteligência artificial ao longo dos próximos quatro anos. A ideia é usar ferramentas de IA na gestão e prestação de serviços públicos.
Encomendado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o projeto será tocado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD). Os recursos sairão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Leia mais
Batizado de Inspire, abreviatura de Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética, o projeto faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). No total, são esperados investimentos de R$ 23 bilhões, até 2028, em ações que promovam o uso de IA na melhoria dos serviços públicos, com inclusão social.
Executor do projeto, o CPQD, fundação de direito privado, garante que as informações disponíveis serão tratadas seguindo rigorosos padrões de segurança, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Também promete a capacitação de profissionais para o trabalho.
Este é um grande desafio e vamos mobilizar uma grande quantidade de profissionais – tanto os que o CPQD já tem, quanto os que vai desenvolver. Com isso, esperamos contribuir para que nosso país tenha cada vez mais serviços públicos alinhados com as necessidades da população.
Paulo José Pereira Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de setembro de 2025 10:38