CEO do Spotify deixa o cargo após quase 20 anos

Daniel Ek continuará envolvido em decisões-chave, enquanto empresa aposta em expansão de assinantes e inteligência artificial
Leandro Costa Criscuolo30/09/2025 15h42
daniel-ek-1920x1080
Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O fundador e CEO do Spotify, Daniel Ek, anunciou que deixará a liderança executiva da empresa, quase duas décadas após fundá-la, sendo sucedido por Alex Norström e Gustav Söderström, que assumirão como co-CEOs a partir de 1º de janeiro.

Norström, copresidente e diretor de negócios, lidera assinaturas, publicidade e conteúdo. Söderström, copresidente e diretor de produtos e tecnologia, supervisiona produtos, design e engenharia.

Ambos dividem o escritório com Ek, que continuará profundamente envolvido em decisões estratégicas e de alocação de capital como presidente executivo. “Não vou embora. Continuarei apoiando as decisões cruciais sobre nosso futuro”, afirmou Ek, de 42 anos.

Logo do Spotify em um smartphone e ao fundo
Alex Norström e Gustav Söderström assumem como co-CEOs, enquanto Ek segue como presidente executivo e estratégico – Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock

Planos futuros

  • Os novos co-CEOs destacam oportunidades de expansão do Spotify, tanto em novos mercados quanto na aplicação da inteligência artificial para personalizar serviços.
  • A empresa, fundada em Estocolmo em 2006, revolucionou o mercado musical com streaming por assinatura e gratuito com anúncios, expandindo-se depois para podcasts e audiolivros.
  • Em 2024, reportou seu primeiro lucro anual completo, embora tenha registrado prejuízo no segundo trimestre deste ano.
spotify
Spotify muda comando, e fundador Daniel Ek dá lugar a co-CEOs – Imagem: QubixStudio/Shutterstock

Leia mais:

Empreendimentos em outras áreas

Ek pretende também se dedicar a outros empreendimentos fora do áudio, incluindo a empresa de saúde preventiva Neko Health e investimentos em tecnologia de defesa com IA por meio da Prima Materia.

A nomeação de co-CEOs é incomum, mas já teve sucesso em empresas como Netflix e Oracle, e marca um novo capítulo na história da gigante do streaming de áudio.

spotify
Spotify inicia nova era com co-CEOs após saída de Daniel Ek – Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: