Superlua acontece em outubro – veja esse e outros eventos no Calendário Astronômico

Outubro chega com uma série de eventos astronômicos incríveis - confira no calendário do Olhar Digital
Lucas Soares01/10/2025 06h15
superlua-2-1920x1080
Esta noite tem a maior lua cheia do ano. Crédito: Richard Semik - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Outubro se prepara uma série de eventos astronômicos incríveis. A agenda inclui uma Superlua no dia 7, o aguardado teste de voo da Starship marcado para o dia 13 e o pico da chuva de meteoros Oriônidas no dia 21. Abaixo, você confere todos os detalhes destes e de outros eventos celestes que iluminarão o céu ao longo do mês.

Veja nosso Calendário Astronômico de outubro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Calendário Astronômico de Outubro

7 de outubro: Não é apenas uma Lua Cheia, é uma Superlua, que começa às 00h48. A deste mês é batizada de Superlua da Colheita.

8 de outubro: A Blue Origin lançará turistas ao espaço a bordo do New Shepard na missão NS-36. A tripulação ainda não foi revelada. Este será o oitavo lançamento do New Shepard em 2025 e o 15º voo tripulado do programa.

8 de outubro: Entre 6 e 10 de outubro, a Terra passará pela trilha de detritos do Cometa 21P/Giacobini-Zinner, criando a chuva anual de meteoros Dracônios. O pico de atividade está previsto para a noite de 8 de outubro.

O foguete New Shepard, da Blue Origin, está programado para decolar neste domingo (3), levando seis pessoas para um breve passeio até o espaço. Crédito: Blue Origin

13 de outubro: Lua Minguante às 15h14.

13 de outubro: Após um lançamento considerado “perfeito” em agosto, a SpaceX confirmou que o 11º teste de voo da Starship já tem data e hora para acontecer: segunda-feira, 13 de outubro de 2025. A janela de lançamento abre às 20h15 (horário de Brasília) e, claro, você poderá assistir ao vivo com o Olhar Digital.

O Voo 11 promete expandir as demonstrações que marcaram o décimo teste, visando obter novos dados para a próxima geração do propulsor Super Heavy e para o escudo térmico do estágio superior.

Starship pousando no Golfo do México
Momento em que a Starship pousa no Golfo do México (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

19 de outubro: Conjunção da Lua e Vênus. A Lua e Vênus compartilharão a mesma ascensão reta, com a Lua passando 3°41′ ao sul de Vênus. De acordo com o In the Sky, a partir de Brasília, o par será difícil de observar, pois não aparecerá acima de 9° acima do horizonte.

Ainda assim, serão visíveis no céu ao amanhecer, nascendo às 04h43 – 56 minutos antes do Sol – e atingindo uma altitude de 9° acima do horizonte leste antes de desaparecer de vista ao amanhecer por volta das 05h25.

Representação artística da Lua crescente ao lado de Vênus. Crédito: Imagem gerada por IA/ChatGPT

21 de outubro: Lua Nova às 9h25.

21 de outubro: A chuva de meteoros Oriônidas, formada por detritos do cometa Halley, atinge seu pico.

Mesmo sendo uma chuva com radiante no hemisfério norte celeste, ela geralmente apresenta taxas muito boas para o Brasil, gerando uma média de 25 meteoros por hora em condições extremamente ideais.

Crédito: William Schauff / BRAMON – Pardinho (SP)

29 de outubro: Lua Crescente às 13h22.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.