(Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)
A Qualcomm decidiu migrar seus principais chips para a nova geração da arquitetura da Arm, conhecida como v9, incorporando recursos destinados a melhorar o desempenho em inteligência artificial, incluindo aplicações como chatbots e geradores de imagens, segundo informações exclusivas da Reuters.
A mudança deve ajudar a empresa a competir com rivais como MediaTek e Apple, além de potencialmente aumentar a receita da Arm, que cobra mais pelas tecnologias mais recentes.
Leia mais:
A arquitetura v9 já é usada por MediaTek e provavelmente pela Apple, segundo analistas. Ela permite maior controle sobre quais aplicativos podem ser executados nas CPUs e oferece instruções específicas que otimizam o desempenho de IA.
A Qualcomm afirmou que seleciona as instruções que agregam mais valor para seus clientes, aproveitando sua própria equipe de design de CPUs.
Analistas destacam que a iniciativa é significativa tanto comercialmente quanto simbolicamente, reforçando a posição da Qualcomm no mercado e ajudando a Arm a consolidar sua tecnologia de próxima geração em meio à concorrência crescente, incluindo rivais como o padrão aberto RISC-V.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de outubro de 2025 21:12