‘Novo Ozempic’: parceria traz novas versões de semaglutida ao Brasil

Parceria entre Novo Nordisk e Eurofarma garante exclusividade do novo Ozempic no Brasil, ampliando o acesso ao tratamento.
Por Maurício Thomaz, editado por Bruno Capozzi 02/10/2025 15h55
caneta emagrecedora
"Novo Ozempic" deve aumentar a concorrência com o Mounjaro no Brasil (Imagem: MillaF / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, anunciou uma parceria estratégica com a farmacêutica brasileira Eurofarma para distribuir duas novas marcas da versão injetável semanal da semaglutida no país. O acordo garante exclusividade de distribuição e promoção dos medicamentos, que devem ampliar o acesso ao tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2 no mercado nacional.

As novas marcas, batizadas de Poviztra e Extensior, foram desenhadas para atender diferentes necessidades: a primeira é indicada para o tratamento da obesidade e do sobrepeso associado a comorbidades, enquanto a segunda será voltada especificamente ao tratamento do diabetes tipo 2.

Parceria estratégica da Novo Nordsik com a Eurofarma deve ampliar o uso do novo Ozempic no Brasil (Imagem: Marc Bruxelle/Shutterstock)

Novo Ozempic amplia concorrência no mercado brasileiro

A chegada do novo Ozempic ocorre em um momento de crescente competição no setor. Recentemente, a farmacêutica Eli Lilly lançou no Brasil o Mounjaro, baseado em outra molécula, a tirzepatida. A expectativa é que a maior oferta de medicamentos impulsione a concorrência, ajude a ampliar o atendimento em diferentes regiões do país e, potencialmente, contribua para a redução dos preços.

Especialistas destacam que a parceria combina a expertise da Novo Nordisk em pesquisa com a capacidade logística da Eurofarma, fortalecendo a presença do tratamento em um mercado onde a demanda vem crescendo rapidamente.

Canetas emagrecedoras Ozempic entrelaçadas em uma fita métrica
A Novo Nordisk espera que a maior oferta de medicamentos impulsione a concorrência (Imagem: Edugrafo/Shutterstock)

Benefícios do Ozempic e do Mounjaro vão além da perda de peso

Um estudo conduzido pela Universidade Técnica de Munique (TUM) em colaboração com a Harvard Medical School trouxe novos dados sobre os efeitos da semaglutida (presente no Ozempic e no Wegovy) e da tirzepatida (usada no Mounjaro).

A pesquisa, publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA), analisou cerca de 100 mil pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), uma condição que afeta mais de 30 milhões de pessoas no mundo.

Leia mais:

Segundo os resultados, esses medicamentos podem reduzir em mais de 40% o risco de hospitalização ou morte em pacientes com a doença. Até então, as opções de tratamento para a ICFEP eram limitadas e com baixa resposta clínica, tornando a descoberta um marco relevante para a medicina.

Veja os principais destaques do estudo nesta matéria do Olhar Digital.

mounjaro
Mounjaro e Ozempic podem oferecer mais benefícios à saúde além de ajudar a emagrecer (Imagem: KK Stock / Shutterstock.com)
Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.