Imagem: AYO Production/Shutterstock.
Autoridades de diversos países do mundo estão discutindo regras para reduzir os impactos provocados pelo uso excessivo de telas digitais. Mas uma cidade japonesa surpreendeu ao aprovar uma legislação bastante rígida sobre o tema.
Com cerca de 68 mil habitantes, Toyoake limitou o uso de quaisquer dispositivos digitais, inclusive os celulares, a apenas duas horas por dia. O objetivo é diminuir o tempo gasto pela população em frente às telas.
Leia mais
Apesar de bastante rígida, a lei, que entrou vigor desde esta quarta-feira (1º), é mais simbólica do que qualquer outra coisa. As autoridades japonesas deixaram claro que não irão monitorar o uso de smartphones pelos moradores e que não haverá penalidades em caso de descumprimento.
A esperança é que os moradores da cidade reduzam voluntariamente o uso de dispositivos digitais. É importante destacar, no entanto, que existe uma forte pressão social para que as pessoas sigam as diretrizes oficiais estabelecidas no Japão, o que pode aumentar o número de pessoas respeitando a determinação.
Mas isso não significa que não haja críticas ao texto. Muitos moradores alegaram que o governo de Toyoake está se intrometendo na vida dos cidadãos. Até mesmo uma petição pedindo a revogação da lei circula nas redes sociais.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de outubro de 2025 11:41