Domínio da BYD na China pode estar ameaçado

BYD vendeu 396.270 eletrificados no mês de setembro, uma redução de 5,52% em relação ao mesmo mês do ano passado
Alessandro Di Lorenzo03/10/2025 05h10
Placa da BYD em uma concessionária
Empresa possui, atualmente, quase 190 concessionárias e pretende ultrapassar a marca das 200 nas próximas semanas (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China tem se destacado como um dos principais mercados de veículos eletrificados do mundo. Por conta disso, ficar de olho no que acontece por lá pode ser muito importante para entender os movimentos deste setor.

E, de fato, um cenário curioso pôde ser verificado no mês de setembro. A BYD, líder nas vendas de modelos elétricos e híbridos plug-in (PHEVs) no país asiático, registrou uma queda nas comercializações, enquanto a rival Geely alcançou números importantes.

BYD registrou queda expressiva no segmento de PHEVs (Imagem: LewisTsePuiLung/iStock)

Perda de fôlego e avanço de rival

A BYD vendeu 396.270 eletrificados no mês de setembro. Isso representa uma redução de 5,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. A queda foi causada principalmente pelos PHEVs, cujas comercializações caíram 25,58% no período, a sexta retração consecutivo no segmento.

Por outro lado, a procura por carros elétricos (BEVs) da empresa continua em alta. Houve um crescimento de 24,31% nas vendas, totalizando 205.050 unidades comercializadas no período entre setembro do ano passado e o mesmo mês deste ano.

Geely
Geely apresentou números consistentes no mês de setembro (Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock)

Já a Geely vendeu 273.125 veículos, uma alta de 35,24% em relação a 2024. O grande destaque ficou por conta do Geely Galaxy, com 120.868 unidades comercializadas, um aumento de impressionantes 131,06% no período.

Os BEVs da marca também bateram recorde, com 99.516 unidades vendidas, representando uma alta de 54,56%. Já os PHEVs atingiram 65.685 unidades, crescimento de 145,58% em relação a setembro do ano passado.

Leia mais

Bandeira da China ao fundo, com a sombra de um carro elétrico sendo carregado
Mercado chinês de eletrificados é bastante competitivo (Imagem: RaffMaster/Shutterstock)

BYD enfrenta desafios

  • O contraste nos números entre BYD e Geely pode ser explicado por mudanças estratégicas e de preferência do consumidor no mercado chinês.
  • Enquanto a primeira enfrenta desafios no segmento de PHEVs, a segunda se beneficia de seu portfólio diversificado.
  • Além disso, a consolidação da marca Galaxy mostra que há espaço de crescimento no competitivo mercado chinês.
  • As informações são do portal InsideEVs.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: