Postes de luz podem ser solução para o carregamento de veículos elétricos

Estudo aponta que a alternativa é mais rápida, econômica e sustentável do que estações comerciais tradicionais
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 03/10/2025 05h50, atualizada em 03/10/2025 07h41
lighting-the-way-for-e-1920x1080
Imagem: XB Hu/Universidade Penn State
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Embora veículos elétricos (EVs) ofereçam menor custo com a recarga e reduzam emissões em relação aos carros a gasolina, a falta de pontos de recarga acessíveis ainda limita sua adoção, especialmente entre moradores de apartamentos e áreas urbanas densas.

Pesquisadores da Penn State desenvolveram uma estrutura escalável para transformar postes de iluminação pública em estações de carregamento acessíveis e de baixo custo.

Em parceria com Kansas City, o Metro Energy Center, concessionárias locais e o Laboratório Nacional de Energia Renovável, foram instalados 23 pontos de recarga em postes de luz da cidade.

Veículo elétrico via Precious Madubuike/Unsplash
Postes de luz viram carregadores de carros elétricos em cidades dos EUA (Imagem: Precious Madubuike/Unsplash)

Resultados iniciais

Os testes mostraram que os carregadores em postes de iluminação são mais baratos de instalar, já que utilizam infraestrutura existente, além de oferecerem recarga mais rápida do que muitas estações comerciais.

Como aproveitam linhas elétricas municipais dedicadas e locais onde os veículos já estão estacionados, também reduzem impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa.

Leia mais:

Projeto une eficiência, baixo custo e equidade, oferecendo um modelo que pode ser replicado em diversas cidades (Imagem: Kath_3dstudio/Shutterstock)

Equidade e escalabilidade

  • O estudo considerou não apenas a demanda, mas também critérios de equidade, garantindo que bairros diversos fossem contemplados.
  • A equipe treinou modelos de inteligência artificial para prever demanda com base em uso do solo, tráfego e pontos de interesse próximos.
  • A meta é que a metodologia possa ser replicada em diferentes cidades, ampliando o acesso ao carregamento de EVs de forma justa e inclusiva.

Os pesquisadores planejam aprimorar seus modelos incorporando dados socioeconômicos e meteorológicos, fundamentais para prever adoção em comunidades específicas e o impacto de temperaturas extremas no desempenho e na demanda de energia.

Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Urban Planning and Development.

Imagem-conceito mostra carregador de carro elétrico
Pesquisadores defendem solução inovadora para superar barreiras urbanas e acelerar a transição sustentável (Imagem: Smile Fight/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.