Imagem: XB Hu/Universidade Penn State
Embora veículos elétricos (EVs) ofereçam menor custo de combustível e reduzam emissões em relação aos carros a gasolina, a falta de pontos de recarga acessíveis ainda limita sua adoção, especialmente entre moradores de apartamentos e áreas urbanas densas.
Pesquisadores da Penn State desenvolveram uma estrutura escalável para transformar postes de iluminação pública em estações de carregamento acessíveis e de baixo custo.
Em parceria com Kansas City, o Metro Energy Center, concessionárias locais e o Laboratório Nacional de Energia Renovável, foram instalados 23 pontos de recarga em postes de luz da cidade.
Os testes mostraram que os carregadores em postes de iluminação são mais baratos de instalar, já que utilizam infraestrutura existente, além de oferecerem recarga mais rápida do que muitas estações comerciais.
Como aproveitam linhas elétricas municipais dedicadas e locais onde os veículos já estão estacionados, também reduzem impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa.
Leia mais:
Os pesquisadores planejam aprimorar seus modelos incorporando dados socioeconômicos e meteorológicos, fundamentais para prever adoção em comunidades específicas e o impacto de temperaturas extremas no desempenho e na demanda de energia.
Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Urban Planning and Development.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de outubro de 2025 19:00