8 melhores jogos Soulslike para Nintendo Switch

Os jogos Soulslike conquistaram jogadores que buscam desafios intensos e combates estratégicos. Veja 8 disponíveis no Swtich
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 05/10/2025 06h20
Soulslike Nintendo Switch: Darksideres, Another Crab's Treasure e Deade Cells
Soulslike Nintendo Switch: Darksideres, Another Crab's Treasure e Deade Cells (Reprodução/divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos últimos anos, o subgênero Soulslike tornou-se um dos favoritos entre os gamers, conquistando aqueles que buscam desafios intensos, combates estratégicos e mundos repletos de segredos a serem descobertos.

Com mecânicas que exigem paciência e atenção aos detalhes, esses jogos transformam cada vitória em uma sensação única de conquista.

E o Nintendo Switch conta com vários títulos desse subgênero, e selecionamos 8 dos melhores. Confira a seguir!

Another Crab’s Treasure

Another Crab's Treasure
Another Crab’s Treasure / Crédito: Aggro Crab (divulgação)

Este legítimo Soulslike, estrelado por um caranguejo, é um plataforma 3D de visual vibrante e simpático.

Em “Another Crab’s Treasure“, você controla um caranguejo em um mundo subaquático que perdeu sua concha por não pagar impostos, e parte em busca de um tesouro para recuperá-la.

O jogo traz a mecânica básica de um Soulslike: enfrentar inimigos, esquivar e atacar no momento exato. Um destaque do game é a possibilidade de alterar a dificuldade a qualquer momento, algo diferente de outros títulos Soulslike, que normalmente não dão moleza.

Grime

Grime
Grime / Crédito: Clover Bite, Akupara Games (divulgação)

O Metroidvania “Grime” é um elogiado jogo plataforma 2D com elementos Soulslike e alta dificuldade. No controle do Spiral Heart, o jogador explora um mundo estranho e fragmentado, enfrenta inimigos desafiadores e desbloqueia habilidades.

O sistema de combate é desafiador, e os inimigos são fortes; você precisa atacar, esquivar ou aparar no momento certo. É possível recuperar vida e energia, salvar o progresso e usar a experiência para evoluir o personagem em pontos de descanso espalhados pelo mapa. 

Diferente de outros Soulslike, ao morrer, você mantém toda a experiência e melhorias. O jogo também permite absorver ataques ou inimigos, causando dano e restaurando vida e energia.

Ender Lilies: Quietus of the Knights

Ender Lilies: Quietus of the Knights
Ender Lilies: Quietus of the Knights / Crédito: Adglobe, Live Wire, Binary Haze Interactive (divulgação)

Um RPG de ação e plataforma, “Ender Lilies: Quietus of the Knights” apresenta elementos Soulslike e Metroidvania.

O jogador controla Lily, a última sacerdotisa sobrevivente de um reino, que percorre terras devastadas por uma chuva que corrompe e transforma os habitantes em monstros.

Lily purifica os espíritos de cavaleiros mortos, que lutam em seu lugar enquanto ela explora o reino. O jogo é 2D e apresenta combate desafiador.

Leia mais

Dark Souls

Dark Souls
Dark Souls / Crédito: Namco Bandai Games, FromSoftware (divulgação)

Aclamado pela crítica e extremamente influente, “Dark Souls” é um RPG de ação conhecido por sua dificuldade. A história acompanha um morto-vivo amaldiçoado que busca entender sua maldição.

O jogador explora um mundo grande, perigoso e interconectado. Na mecânica, temos as bonfires: pontos de descanso que recuperam vida e magias, permitem evoluir o personagem e melhorar equipamentos, mas fazem os inimigos reaparecerem. O combate exige estratégia.

O personagem pode estar humano ou undead (não-morto). Ao sofrer a morte, perde almas (experiência) e humanidade (mantém o estado humano e dá bônus), que só podem ser recuperadas retornando ao local.

Salt and Sanctuary

Salt and Sanctuary
Salt and Sanctuary / Crédito: Ska Studios (divulgação)

O elogiado “Salt and Sanctuary” é mais um RPG de ação presente nesta lista, que mescla elementos de Metroidvania e Soulslike. Seu visual é outro destaque, com cenários desenhados à mão em 2D.

Na premissa, um náufrago chega a uma ilha misteriosa e precisa enfrentar monstros, desvendar segredos sombrios e confrontar um deus ambicioso.

O gameplay do game consiste em exploração de mapas interconectados, combates desafiadores e evolução do personagem por meio de experiência e habilidades.

Dead Cells

Dead Cells
Dead Cells / Crédito: Motion Twin, Playdigious (divulgação)

Com elementos de Roguelike, Metroidvania e Soulslike, “Dead Cells” traz combate contra inimigos fortes, exigência de aprender padrões de ataque, ritmo punitivo e a morte constante.

No jogo, um ser imortal conhecido como Prisioneiro assume corpos descartados para escapar de uma ilha corrompida, enfrentando monstros e desafios em busca de derrotar seu rei tirano.

O gameplay consiste em exploração de fases geradas aleatoriamente, combate rápido e punitivo, mortes que reiniciam o progresso e melhorias permanentes que fortalecem cada nova tentativa.

Blasphemous

Blasphemous
Blasphemous / Crédito: The Game Kitchen, Team17 (divulgação)

Outro jogo Metroidvania que aposta na mecânica Soulslike é “Blasphemous“. O jogador controla o Penitent One, um cavaleiro que percorre uma terra fictícia, enfrentando monstros e completando desafios sagrados para confrontar o misterioso poder do Milagre que domina a região. 

O gameplay envolve exploração de mapas interconectados, combates desafiadores, aprendizado dos padrões de ataque, uso de magias, coleta de itens, melhorias e muito mais.

Darksiders III

Incorporando elementos de Soulslike, “Darksiders III” apresenta combates metódicos e desafiadores, inimigos fortes e um mundo interconectado, no qual a exploração é contínua. 

O jogo também mistura elementos de Metroidvania, enfatizando a progressão do personagem, coleta de recursos, exploração de mapas, desbloqueio de habilidades para acessar novas áreas e resolução de puzzles. 

O jogador controla Fury, uma das Quatro Cavaleiras do Apocalipse, em sua missão de capturar os Sete Pecados Capitais que escaparam da prisão e desvendar uma conspiração.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.