A Lua afeta o ciclo menstrual? Novo estudo responde

No trabalho, pesquisadores compararam as informações dos ciclos menstruais de 176 mulheres com as fases da Lua
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 06/10/2025 13h35
lua
Nova data indica que outras bacias lunares também podem ser mais antigas do que as atualmente mapeadas (Imagem: Alones Creative/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ciclo menstrual consiste numa série de mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que preparam o organismo para a possibilidade de uma gravidez. A duração média é de 28 dias, mas ciclos entre 21 e 35 dias também são considerados normais.

Algumas teorias apontam que este processo pode ser influenciado pelas fases da Lua, o que, para muitos, é apenas um mito. Para acabar com as discussões, um novo estudo resolveu buscar possíveis evidências científicas dessa correlação.

Mulher em período menstrual pega absorvente em uma pilha disponível
Menstruação pode estar ligada com aspectos exteriores ao corpo (Imagem: Hazal Ak/iStock)

Pesquisadores compararam datas de menstruação com as fases da Lua

  • No novo trabalho, os pesquisadores coletaram dados de 176 mulheres que viviam no Hemisfério Norte.
  • Nenhum delas usava contraceptivos orais.
  • A equipe, então, registrou o início da menstruação das participantes a cada mês durante um período de tempo que variou de dois a 37 anos.
  • Após, compararam os resultados com dados sobre as fases da Lua.
  • Os resultados mostraram que os ciclos menstruais de mulheres cujos registros foram feitos antes da introdução de diodos emissores de luz, em 2010, e o uso generalizado de smartphones foram significativamente sincronizados com o ciclo da lua cheia e nova.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Science Advances.

Leia mais

Lua
Fases da Lua foram analisadas em novo trabalho (Imagem: Dr K Kar/iStock)

Estudo apresenta algumas limitações

Os próprios pesquisadores admitem que não foi possível estabelecer um “nexo causal”. Isso quer dizer que a relação encontrada entre o ciclo menstrual, a atividade da Lua e o surgimento de luzes LED pode ser apenas uma coincidência. Uma possível explicação pode vir de fatores ambientais ou até individuais.

A pequena amostragem também é um problema. Assim como o fato de os dados menstruação serem relatados pelas próprias participantes, o que significa que eles podem não ser totalmente precisos. Por fim, informações sobre outros fatores que podem afetar o processo, como envelhecimento ou doenças, não foram analisados.

menstruação fluxo menstrual absorvente
Não foi possível encontrar evidências de nexo de causalidade entre o ciclo menstrual e a atividade lunar (Imagem: La corneja artesana/Shutterstock)

De qualquer forma, a conclusão do trabalho serve como um pontapé inicial nas discussões sobre o tema. A expectativa é que novos estudos sejam realizados no futuro e possam confirmar ou descartar a relação entre as fases da Lua e a menstruação.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.