O cabo HDMI é a silga para“High-Definition Multimedia Interface” (Interface Multimídia de Alta Definição): um componente fundamental para realizar uma conexão de alta qualidade entre aparelhos de vídeo e áudio, já que é capaz de transmitir sinais de alta definição e áudio multicanal, podendo conectar consoles de jogos, televisões, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
Por esse motivo, ele costuma ser um item muito presente nos lares e, às vezes, apresenta alguns problemas. Pensando nisso, o Olhar Digital separou alguns motivos possíveis para o não funcionamento do componente.
Cabo HDMI não funciona? Veja 7 causas prováveis
O seu dispositivo que utiliza um cabo HDMI para conexão está apresentando uma tela preta ou não tem saída de áudio? Provavelmente o cabo está com algum problema. A seguir, veja possíveis causas.
1. Plug danificado

Infelizmente danos físicos podem acontecer em seu cabo HDMI. Por isso, confira se o plug, que é o conector do componente, apresenta algum defeito. Caso ele esteja quebrado, ou com a conexão folgada ou até mesmo com um dos pinos internos danificados, você verá problemas de áudio e imagem em seu aparelho.
Para ter certeza do defeito, verifique o encaixe, desconecte e conecte novamente o cabo nas entradas HDMI do aparelho e da TV de forma firme. Também faça o teste com outro cabo.
2. Você selecionou a entrada errada na TV

Às vezes acontece de você se enganar na hora de conectar o cabo no dispositivo e inseri-lo na entrada errada. Por exemplo, há TVs que possuem as opções de HDMI 1, HDMI 2 e HDMI 3. Se você colocar o cabo no HDMI 1, mas selecionar o HDMI 2 na TV, não vai aparecer a imagem nem o som, pois o aparelho televisor também deve estar no HDMI 1.
3. Fio exposto e danificado

Cabos HDMI geralmente não sofrem um grande desgaste com o tempo, mas, muitas vezes, por mau uso, eles podem acabar danificando, deixando um fio exposto e até sendo rasgado. Por isso, confira se o componente está em perfeito estado.
Uma dica é adquirir cabos HDMI trançados, pois geralmente são mais resistentes a rasgos. Também tente mantê-los protegidos e evite ficar dobrando ou enrolando os cabos com frequência.
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4. A porta HDMI está com problemas

Às vezes o problema pode ser o dispositivo e não o cabo. Assim como as entradas para cabos de carregadores de celular, por exemplo, as portas de HDMI podem apresentar problemas com o tempo.
Nesse caso, você também vai precisar levar o dispositivo para a assistência técnica. Porém, antes é válido fazer testes com outros cabos e até mesmo testar o cabo em outros dispositivos, pois se ele funcionar, é um sinal de que o defeito está na entrada do equipamento.
5. Sujeira e detritos no plug e entradas

Com o tempo, é normal que os objetos acumulem poeira e detritos. Isso pode afetar o funcionamento do item. Nesse caso, é importante realizar uma limpeza. Se não souber como fazer e muito menos quais produtos utilizar, busque a ajuda de um especialista.
6. Incompatibilidade de versões

De acordo com uma publicação do Grupo Discabos, uma empresa especializada em sistemas de áudio, vídeo e automação, com o surgimento de dispositivos 4K, o sistema de proteção antipirataria utilizado por equipamentos HDMI e DVI, o HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) na versão HDCP 2.2 começou a ser inserido em leitores Blu-Ray e itens compatíveis com esta resolução.
Por conta disso, os equipamentos com HDMI mais antigos não reproduzem a imagem e áudio ao serem conectados em dispositivos compatíveis com o HDCP 2.2.
Se isso estiver acontecendo entre o seu aparelho e cabo HDMI, uma solução é utilizar um splitter HDMI compatível com o HDCP 2.2. Você precisa conectar dispositivos como um Chromecast à entrada do splitter e, na sequência, conectar uma das portas de saída diretamente em sua TV, por exemplo. Dessa forma, o equipamento de transmissão vai receber o protocolo válido do splitter, possibilitando a transmissão de imagem e áudio.
Outra solução é instalar um conversor de HDCP, o qual vai mudar o protocolo 2.2 para o 1.4, retirando a incompatibilidade de sistemas.