IA vai dominar compras de fim de ano, diz pesquisa da Adobe

Consumidores nos EUA já utilizam ferramentas com IA para pesquisa, recomendações de produtos e rastreamento de ofertas
Bruna Barone07/10/2025 06h51
compras eua
As vendas online nos EUA deverão atingir US$ 253,4 bilhões nesta temporada (Imagem: gorodenkoff/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O tráfego de ferramentas de inteligência artificial em sites de varejo deve subir 520% neste ano durante as compras de fim de ano nos Estados Unidos, atingindo o pico nos 10 dias que antecedem o Dia de Ação de Graças, segundo levantamento da Adobe Analytics. O número indica uma tendência que se iniciou já no ano passado, quando o tráfego de IA subiu 1.300%. 

Em uma pesquisa anterior com 5.000 consumidores dos EUA, mais de um terço relatou ter usado um serviço com tecnologia de IA para compras online, incluindo pesquisa (por 53% dos entrevistados), recomendações de produtos (40%), encontrar ofertas (36%) e inspiração para presentes (30%). Para esta temporada, as buscas com IA devem se concentrar nas categorias de brinquedos, eletrônicos, joias e cuidados pessoais.

O cenário não é exclusividade dos americanos: no Brasil, mais da metade da população afirma que utiliza IA na hora de fazer compras, segundo um estudo da Adyen divulgado pela CNN. Nos últimos 12 meses, 52% dos entrevistados usaram o ChatGPT e outros assistentes para escolher produtos antes de fechar o carrinho.

compras IA
Buscas com IA se destacam nas categorias de brinquedos, eletrônicos, joias e cuidados pessoais
(Imagem: Marco Marca/iStock)

Ao mesmo tempo, 77% das empresas consultadas pela mesma pesquisa disseram que já utilizam IA para recomendar produtos, enquanto 70% utilizam a tecnologia para aprimorar ferramentas de busca — reforçando o papel da IA em estratégias de vendas e marketing.

Propaganda ainda tem poder?

A resposta é sim. Publicidade em plataformas de mídia social pode aumentar as receitas de varejistas em 51% na comparação com o ano anterior, quando o crescimento foi de apenas 5% em relação a 2023. Já influenciadores digitais devem contribuir para um avanço de 14% nas compras em varejistas americanas.

“Embora os principais canais, como pesquisa paga e e-mail, continuem sendo impulsionadores confiáveis ​​de tráfego e vendas online, os consumidores estão cada vez mais recorrendo às mídias sociais para descobrir e aprender sobre novos produtos”, diz o relatório. A modalidade preferida deve ser o Compre Agora, Pague Depois (BNPL), com crescimento de 11%, gerando S$ 20,2 bilhões em gastos online.

Em relação aos preços, os descontos em eletrônicos devem atingir o pico de 28% (contra 30,1% em 2024), enquanto os descontos em brinquedos devem chegar a 27% (contra 28%). Descontos competitivos também são esperados em vestuário, com 25% (contra 23,2%), TVs, 23% (contra 24,2%), computadores, 23% (contra 22,8%), artigos esportivos, 19% (contra 19,5%), eletrodomésticos, 18% (contra 19,2%) e móveis, 18% (contra 19%).

compras online
Descontos em eletrônicos devem atingir o pico de 28% nos EUA (Imagem: Urupong/iStock)

Leia Mais:

Expectativa no alto

As vendas online nos EUA deverão atingir US$ 253,4 bilhões nesta temporada de festas de fim de ano (1º de novembro a 31 de dezembro de 2025), o que representa um crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior. Apenas na CyberWeek, as compras somarão US$ 43,7 bilhões, superando a Black Friday.

E tem uma explicação: dispositivos móveis são os queridinhos nessa época de descontos, com uma participação recorde de 56,1% nos gastos online (em comparação com as compras via desktop). Isso representa US$ 142,7 bilhões, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

shopping eua
CyberWeek deve superar as vendas das Black Friday mais uma vez (Imagem: dnaveh/Shutterstock)

Além disso, a Adobe espera um forte crescimento na categoria de jogos, com as vendas online previstas para aumentar em consoles (aumento de 1.040%), jogos (aumento de 830%) e acessórios (aumento de 820%). Espera-se que os sucessos de vendas desta temporada incluam consoles de jogos como Nintendo Switch 2, Sony PlayStation 5 e Xbox Series X, além de jogos como Donkey Kong Bananza, Elden Ring: Nightreign, Madden NFL 26, NBA 2k26, EA Sports FC 26 e Call of Duty: Black Ops 7

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.