IBM e Anthropic anunciam parceria focada em IA corporativa

Modelos Claude serão incorporados aos produtos da IBM, reforçando a expansão da startup no mercado corporativo
Leandro Costa Criscuolo07/10/2025 15h25
IBM
Imagem: ShU studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A IBM anunciou uma parceria estratégica com a Anthropic para integrar os modelos de linguagem Claude em seus produtos de software corporativo.

O primeiro a receber a tecnologia será o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da IBM, atualmente em fase de testes com um grupo restrito de clientes.

Além da integração tecnológica, as empresas lançarão um guia conjunto sobre como criar, implementar e manter agentes de IA empresariais de forma segura e eficiente. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.

anthropic
Anthropic une forças com a IBM e reforça competição com a OpenAI – Imagem: Poetra.RH/Shutterstock

Leia Mais:

Foco no mercado corporativo

  • A parceria reforça o foco da Anthropic no mercado corporativo, especialmente após o lançamento do Claude Enterprise em setembro de 2024.
  • Nesta semana, a empresa também anunciou um acordo com a Deloitte, que usará o Claude em sua força de trabalho global de 500 mil funcionários.
  • Esta parceria se consolida como a maior implementação corporativa da startup até agora.
ibm
Softwares da IBM serão turbinados com a tecnologia de IA do Claude – Imagem: Laborant / Shutterstock.com

Claude em alta no mundo empresarial

Segundo um estudo da Menlo Ventures, publicado em julho, o Claude já é o modelo de IA preferido por empresas, superando inclusive os da OpenAI, cuja presença no setor vem diminuindo desde 2023.

A colaboração com a IBM consolida a posição da Anthropic como principal concorrente da OpenAI na corrida pela adoção de IA generativa em larga escala.

Recentemente, a Anthropic também anunciou o início de um programa piloto para levar seu agente de inteligência artificial (IA), o Claude, diretamente ao navegador Google Chrome.

Com isso, agente de IA pode executar tarefas no navegador do Google, como preencher formulários, clicar em botões e até interagir com páginas em nome do usuário. Leia mais sobre isso aqui.

Logo da Anthropic
Acordo ainda inclui o desenvolvimento conjunto de diretrizes para uso seguro de agentes de IA empresariais (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.