Startup apresenta casa minúscula com design inspirado em coruja

Batizada de Grand-Duc, a casa móvel francesa combina estética artesanal, sustentabilidade e espaço para até seis pessoas
Leandro Costa Criscuolo07/10/2025 18h27
mini-casas-1920x1080
Imagem: Tiny Binocles
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa francesa Tiny Binocles apresentou a Grand-Duc, uma charmosa casa minúscula sobre rodas que combina design funcional, estética artesanal e aproveitamento máximo do espaço.

O modelo, construído sobre um reboque de eixo duplo de 6,6 metros de comprimento, representa a média do padrão europeu, mas oferece conforto e estrutura suficientes para acomodar até seis pessoas.

Com um exterior revestido em alumínio e janelas redondas em forma de escotilha — marca registrada da Tiny Binocles —, a Grand-Duc se destaca pelo visual original e lúdico, inspirado em uma coruja (seu nome em francês significa “Grande-Duque”, um tipo de coruja).

Com 22 metros quadrados no seu interior, casa oferece conforto para até seis pessoas – Imagem: Tiny Binocles

Espaço pequeno, mas bem organizado

  • O interior mede cerca de 22 metros quadrados e é organizado de forma inteligente em torno de uma cozinha central, com acabamento em madeira clara.
  • As paredes de compensado de álamo e o piso de abeto criam um ambiente acolhedor e luminoso. A cozinha, embora compacta, é totalmente equipada com fogão de indução, forno, pia, armários e espaço adicional para eletrodomésticos.
  • De um lado da cozinha, há uma sala de estar/jantar com um sofá em formato de “U” que acomoda até seis pessoas, mesa retrátil e armários embutidos.
  • O ambiente pode ser transformado em um quarto de hóspedes com o fechamento de uma cortina. No outro extremo da casa, fica o banheiro completo, com chuveiro, pia e vaso sanitário.

Leia mais:

O modelo Grand-Duc busca unir charme, praticidade e conforto em um espaço compacto – Imagem: Tiny Binocles

A área superior é dividida em dois lofts independentes, acessíveis por escadas. Cada um possui uma cama de casal, espaço de armazenamento e um alçapão retrátil que oferece mais privacidade. Apesar das dimensões reduzidas, o layout proporciona boa circulação e aproveitamento vertical.

Comercialização sob encomenda

A Tiny Binocles comercializa o modelo sob encomenda, e os interessados devem entrar em contato diretamente com o estúdio para obter informações sobre preço e personalização.

Com seu equilíbrio entre design inteligente, eficiência espacial e um toque de humor visual, a Grand-Duc reforça o potencial das tiny houses europeias de unir sustentabilidade, mobilidade e conforto em espaços compactos.

Projeto aposta em design compacto e materiais sustentáveis para ampliar o conforto em espaços reduzidos – Imagem: Tiny Binocles
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.