Baterias de estado sólido para carros elétricos tem avanço importante

Produção em massa dos novos materiais começa em 2028, com foco na primeira aplicação prática mundial em carros elétricos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 08/10/2025 17h28
toyota
Imagem: Michael Berlfein/Shutterstock
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A Toyota e a Sumitomo Metal Mining anunciaram progressos significativos no desenvolvimento de materiais catódicos para baterias totalmente de estado sólido, prometendo maior segurança, vida útil mais longa e carregamento mais rápido em comparação com baterias de íons de lítio convencionais.

A adoção em massa ainda enfrenta desafios como disponibilidade de matérias-primas, complexidade de fabricação e custos elevados.

bateria estado sólido
Tecnologia oferece maior segurança e vida útil, enquanto empresas trabalham para reduzir custos e escalar produção (Imagem: Phonlamai Photo / Shutterstock.com)

Material durável

  • A parceria, que realiza pesquisas conjuntas desde 2021, desenvolveu um material catódico altamente durável usando a tecnologia proprietária de síntese de pó da Sumitomo.
  • O foco da colaboração é melhorar desempenho, qualidade, segurança e reduzir custos, visando à primeira aplicação prática mundial em veículos elétricos.
  • A Sumitomo planeja iniciar a produção em massa em abril de 2028, priorizando o fornecimento para a Toyota, enquanto a montadora também colabora com a Idemitsu Kosan para desenvolver outro componente crítico, o sulfeto de lítio.

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Toyota e Sumitomo querem revolucionar veículos elétricos com baterias sólidas (Imagem: OleksSH/Shutterstock)

Baterias com carregamento mais rápido

As baterias totalmente de estado sólido prometem maior autonomia, potência elevada e tempos de carregamento reduzidos, além de contribuírem para a transição a uma sociedade neutra em carbono.

A Toyota projeta lançar veículos elétricos com essa tecnologia entre 2027 e 2028, marcando um avanço significativo para a indústria automotiva.

Apesar da ambição da montadora em ser a primeira alcançar o primeiro uso prático mundial de baterias totalmente de estado sólido em veículos elétricos, outras empresas, incluindo Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Honda, também estão apostando na nova tecnologia. Resta saber qual delas chegará ao feito antes.

Bateria de estado sólido
Projeto visa criar baterias de estado sólido com tempos mais curtos de recarga – Imagem: JLStock/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.