A Toyota e a Sumitomo Metal Mining anunciaram progressos significativos no desenvolvimento de materiais catódicos para baterias totalmente de estado sólido, prometendo maior segurança, vida útil mais longa e carregamento mais rápido em comparação com baterias de íons de lítio convencionais.
A adoção em massa ainda enfrenta desafios como disponibilidade de matérias-primas, complexidade de fabricação e custos elevados.

Material durável
- A parceria, que realiza pesquisas conjuntas desde 2021, desenvolveu um material catódico altamente durável usando a tecnologia proprietária de síntese de pó da Sumitomo.
- O foco da colaboração é melhorar desempenho, qualidade, segurança e reduzir custos, visando à primeira aplicação prática mundial em veículos elétricos.
- A Sumitomo planeja iniciar a produção em massa em abril de 2028, priorizando o fornecimento para a Toyota, enquanto a montadora também colabora com a Idemitsu Kosan para desenvolver outro componente crítico, o sulfeto de lítio.
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Baterias com carregamento mais rápido
As baterias totalmente de estado sólido prometem maior autonomia, potência elevada e tempos de carregamento reduzidos, além de contribuírem para a transição a uma sociedade neutra em carbono.
A Toyota projeta lançar veículos elétricos com essa tecnologia entre 2027 e 2028, marcando um avanço significativo para a indústria automotiva.
Apesar da ambição da montadora em ser a primeira alcançar o primeiro uso prático mundial de baterias totalmente de estado sólido em veículos elétricos, outras empresas, incluindo Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Honda, também estão apostando na nova tecnologia. Resta saber qual delas chegará ao feito antes.
