COP 30: Brasil vai apresentar barco movido a hidrogênio verde

Feita de alumínio, a embarcação tem 9,5 metros de comprimento, três metros de largura e conta com sistema para aproveitar energia solar
Alessandro Di Lorenzo09/10/2025 11h17
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Imagem: William Brisida/Itaipu Binacional
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A Itaipu Binacional, empresa responsável pela hidrelétrica na fronteira do Brasil com o Paraguai, desenvolveu um barco 100% movido a hidrogênio verde. Este combustível não emite gases do efeito estufa, sendo um importante aliado contra as mudanças climáticas.

A ideia é que a embarcação seja apresentada oficialmente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O evento, que reúne lideranças do mundo todo, vai acontecer de 10 a 21 de novembro em Belém.

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COP 30 reunirá delegações do mundo todo para discutir formas de proteger o meio ambiente (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Único resíduo utilizado no motor é água

  • Segundo informações da Agência Brasil, o barco foi desenvolvido pela Itaipu Parquetec, centro de inovações em soluções sustentáveis da empresa.
  • Ele é o primeiro do tipo na América Latina. 
  • Feita de alumínio, a embarcação tem 9,5 metros de comprimento e três metros de largura.
  • Também conta com sistema para aproveitar energia solar e, durante a navegação, não emite barulho nem poluentes.
  • O único resíduo utilizado no motor é água pura.
  • O objetivo é utilizar o barco na atividade de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos nas ilhas habitadas da capital paraense.

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Barco é 100% movido à hidrogênio verde (Imagem: William Brisida/Itaipu Binacional)

Hidrogênio verde é uma aposta contra as mudanças climáticas

O hidrogênio é um gás que pode ser utilizado como combustível sem emitir gás carbônico (CO₂), causador do efeito estufa. No entanto, apesar de ser o elemento mais comum na natureza, dificilmente é encontrado isoladamente. Geralmente está associado a outros elementos, como no caso da água (H₂O).

Um dos meios para extração do hidrogênio é a eletrólise, quando se extrai a molécula presente na água. Para fazer a separação dos elementos químicos, é preciso usar energia. Quando ela é de origem limpa, como a hidrelétrica, o resultado é a criação do hidrogênio verde.

Ilustração de visão aérea de sigla de hidrogênio na cor verde em floresta
Brasil pode liderar adoção do hidrogênio verde (Imagem: chayanuphol/Shutterstock)

No caso do barco, por exemplo, após o uso como combustível, o produto gerado é água pura, que retorna ao rio. O objetivo é que embarcações como essas sejam amplamente utilizadas no futuro, seja no transporte de passageiros ou de mercadorias.

Serão embarcações como essa as alternativas no transporte para se obter esse petróleo, levar esse petróleo para outros lugares, para você contrapor a utilização do petróleo, que é um combustível que polui, utilizando hidrogênio verde, com isso, minimizando os impactos da extração do petróleo daquela região.

Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.