O Google anunciou nesta quinta-feira (9) o Gemini Enterprise, uma versão da inteligência artificial da empresa voltada para o ambiente de trabalho. Trata-se de uma plataforma completa (não apenas o chatbot), que reúne dados, ferramentas e pessoas de uma companhia em um único lugar, para agilizar fluxos de trabalho.
O lançamento aconteceu durante um evento do Google Cloud, que contou com a presença do CEO Sundar Pichai e do CEO do Cloud, Thomas Kurian.

Gemini Enterprise vai além do chatbot
Pelo menos é isso que o produto promete. De acordo com o comunicado do Google, o Gemini Enterprise cria uma verdadeira plataforma para tudo que envolve um ambiente de trabalho.
Nele, é possível conversar com documentos, dados e todos os aplicativos disponíveis para uso dentro de uma empresa. Além disso, há ferramentas de criação e implementação de agentes de IA (programados para realizar tarefas de forma autônoma) e conjuntos de agentes pré-criados, de acordo com o contexto de cada atividade de trabalho.

Como os clientes estão usando a tecnologia?
O Google deu exemplos:
- A HCA Healthcare (uma rede de hospitais e serviços de saúde nos EUA) usou as ferramentas para melhorar a transferência de informações dos pacientes durante trocas de turnos de enfermeiros. Isso é possível graças a relatórios automatizados ao fim de cada turno, ato que economiza milhares de horas por ano;
- A Best Buy (rede de varejo) usou o Gemini Enterprise no atendimento ao cliente. Segundo o Google, a adesão aumentou em 200% o número de clientes que remarca as próprias entregas e resolveu 30% mais dúvidas sobre tópicos simples, como preços;
- O próprio Google está usando a tecnologia, incluindo operações e codificação até marketing e gestão de cadeia de suprimentos. De acordo com a big tech, “quase metade de todo o novo código no Google é gerado por IA, revisado e aceito por engenheiros”.

Gemini Enterprise quer tornar o trabalho mais fácil
Em outra publicação, o Google deu exemplos de como o Gemini Enterprise pode ajudar empresas a melhorar os fluxos de trabalho.
Em um dos casos, é possível criar uma “especialista de IA” avançado “sob demanda”. Basicamente, as empresas podem criar agentes de IA personalizados para lidar com tarefas tediosas.
Em outro caso, o Gemini Enterprise tem acesso a todos os aplicativos conectados ao ecossistema e consegue responder dúvidas a partir de um contexto completo. Ele pode, por exemplo, analisar dados financeiros para te ajudar a tomar a melhor decisão.
Confira outras possibilidades neste link.
Leia mais:
- Como restaurar fotos antigas usando a IA do Google Gemini
- Google: como usar documentos, planilhas e apresentações off-line
- O que é e como usar o Modo IA do Google?
Disponibilidade e valores
O Gemini Enterprise já está disponível, inclusive no Brasil.
Nos Estados Unidos, o plano sai por US$ 30 mensais. Por aqui, sai por R$ 203 mensais.