Ataque em falha da Oracle atingiu mais de 100 empresas, alerta Google

Campanha de ransomware roubou grandes volumes de dados corporativos; vulnerabilidade pode ser explorada sem login ou senha
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 09/10/2025 18h29
oracle-1-1920x1080
(Imagem: ricochet64/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais de 100 empresas globais podem ter sido afetadas por uma campanha de hacking em larga escala que explorou falhas no E-Business Suite da Oracle, segundo relatou o Google.

A operação, atribuída ao grupo ransomware CL0P, teria começado há cerca de três meses e já resultou no roubo de grandes volumes de dados corporativos e de clientes.

Ilustrações com hackers espiões encapuzados na frente de bandeira gigante da Rússia
Segundo o Google, a campanha hacker pode ser uma das mais amplas do ano, afetando grandes empresas que usam o E-Business Suite (Imagem: FamVeld/Shutterstock)

Ataque foi sofisticado

  • O Google, que possui uma divisão robusta de segurança cibernética, informou que o ataque mostra “investimento e sofisticação incomuns”.
  • Isso indica que os invasores dedicaram recursos significativos à pesquisa pré-ataque.
  • O grupo CL0P, ligado à Rússia, é conhecido por campanhas massivas de extorsão digital que exploram vulnerabilidades de software ainda não corrigidas – conhecidas como “falhas de dia zero”.

A Oracle confirmou que alguns de seus clientes foram alvos de extorsão e roubo de informações confidenciais, embora tenha afirmado que as falhas haviam sido corrigidas em julho.

No entanto, uma nova análise revelou que a vulnerabilidade ainda pode ser explorada sem necessidade de login ou senha, ampliando o risco para as empresas que utilizam o sistema.

Imagem mostra uma lupa, que aumenta o texto: Oracle Service Cloud
Vulnerabilidade pode ser explorada sem login ou senha – Crédito: II.studio/Shutterstock

Leia mais:

Grupo responsável já atacou outras plataformas

O CL0P já havia atacado outras plataformas amplamente usadas no setor corporativo, como MOVEit, Cleo e GoAnywhere, comprometendo dados sensíveis de diversas companhias.

O Google publicou detalhes técnicos para ajudar empresas a identificar possíveis sinais de invasão ou e-mails de extorsão relacionados à campanha.

Hacker nas sombras, de perfil e com a bandeira russa atrás
Google aponta envolvimento do grupo russo CL0P, responsável por roubar dados de corporações e executivos (Imagem: BeeBright/iStock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.