Siga o Olhar Digital no Google Discover
Você poderá ter um exoesqueleto só seu. Um novo dispositivo vai te ajudar na caminhada te dando uma “mãozinha” com um impulso elétrico capaz de reduzir esforço e aumentar o alcance. O Hypershell X Ultra promete levar “powered walking” para outro patamar.
O exoesqueleto foi desenvolvido pela empresa chinesa Hypershell e foi apresentado como o modelo mais potente da marca. Voltado para quem prática alguma atividade física que envolva caminhada ou corrida, o X Ultra fornece assistência adaptativa que acompanha o ritmo e intensidade do usuário, permitindo percorrer trilhas ou ruas sem cansar as pernas e mantendo a agilidade em qualquer terreno.
Especificações do exoesqueleto
Além de facilitar o movimento, o dispositivo ajuda a preservar o corpo. Pesquisas da Hypershell indicam que ele pode reduzir em até 63% a carga sobre os quadris, baixar a frequência cardíaca em até 42% durante atividades físicas e diminuir o consumo de oxigênio em quase 40%. Isso significa que o usuário consegue ir mais longe e por mais tempo sem sentir fadiga.

Construído em liga de titânio e fibra de carbono, pesa apenas 1,8 kg, enquanto a bateria de 410 g garante autonomia suficiente para longos percursos. O motor M-One Ultra de 1.000 W, cerca de 25% mais potente que a versão anterior, entrega energia acima do que muitos e-bikes legais fornecem às rodas, transformando cada passo em impulso real.
Preço, bateria e velocidade
O sistema ainda conta com 12 modos de atividade, incluindo corrida, neve e areia, que ajustam automaticamente a potência conforme o terreno. A bateria de 72 Wh permite até 65 km de assistência no ciclismo e 30 km na caminhada, com a capacidade de regenerar energia em descidas, aumentando em até 10% o alcance total. A velocidade máxima chega a 25 km/h, tornando cada deslocamento rápido e eficiente, sem exigir esforço excessivo.
Leia mais:
- Como funciona o 1º exoesqueleto do mundo com IA e ‘memória muscular’
- Acessibilidade: projeto quer ampliar acesso a exoesqueletos
- Mão robótica melhora desempenho de pianistas; entenda como
Com preço sugerido de US$ 1.999 (cerca de R$ 10,8 mil), o X Ultra entra em um mercado emergente de mobilidade elétrica pessoal. Mais do que um gadget esportivo, ele propõe uma mudança na forma como interagimos com o ambiente urbano e natural, transformando o próprio corpo em veículo e criando novas experiências para explorar cidades, trilhas e aventuras de maneira mais prática e inovadora. As informações são dos portais New Atlas e Electrek.
