Exercício físico intenso fortalece o sistema imunológico, revela estudo brasileiro

O trabalho aponta que atividades intensas e prolongadas ajudam a modular a resposta inflamatória do corpo ao longo do tempo
Alessandro Di Lorenzo10/10/2025 08h01
Homens e mulheres idosos felizes se exercitando com as mãos nos quadris durante a aula de exercícios no centro de reabilitação
Estudo divulgou que exercícios físicos regulares melhoram sobrevida e controlam o câncer de cólon/Shutterstock_Robert Kneschke
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não há dúvidas que a prática regular de exercícios físicos faz bem à saúde. Mas novos estudos têm apontado ainda mais benefícios relacionados a um estilo de vida ativo. O mais recente foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros.

O trabalho aponta que atividades intensas e prolongadas, como corrida, ciclismo, natação, remo e caminhada, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso acontece a partir da modulação da resposta inflamatória ao longo do tempo. 

Atividades como a corrida são benéficas para a saúde (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock)

Efeitos foram identificados em idosos

  • A equipe analisou as células “natural killer” (NK) de nove indivíduos com idade média de 64 anos.
  • Elas são responsáveis por patrulhar o corpo contra vírus e células doentes.
  • E também atuam para destruir organismos problemáticos, inclusive as células cancerígenas. 
  • Os participantes foram divididos em dois grupos.
  • O primeiro era formado por pessoas que não treinam, enquanto o segundo era composto por idosos altamente ativos. 
  • As informações são de O Globo.

Leia mais

Vista traseira de um idoso com cabelos grisalhos segurando uma barra curva com pesos, jovem treinador observando um esportista idoso. Idoso se exercitando na academia. Conceito de saúde pessoal
Fazer exercícios físicos regularmente é uma forma de garantir uma velhice saudável (Imagem: BAZA Production/Shutterstock)

Os benefícios da atividade física para o sistema imunológico

Os pesquisadores explicam que o sistema imunológico pode ser influenciado por diversos fatores, como qualidade do sono, alimentação e vacinação, além de estresse, sedentarismo e uso de medicamentos imunossupressores, que reduzem a atividade das células de defesa. O exercício físico, por outro lado, pode beneficiar o sistema imunológico.

No estudo, a equipe focou em saber como a atividade física pode modular a resposta imunológica ao longo do tempo. Eles descobriram que aqueles indivíduos que faziam atividade física regularmente apresentaram células “natural killer” mais adaptáveis, menos inflamatórias e metabolicamente mais eficientes. É como se exercício também treinasse o sistema imunológico, ressaltaram os cientistas.

exercício físico terceira idade
Exercício também “treina” o sistema imunológico (Imagem: Drazen Zigic/Shutterstock)

Indivíduos idosos treinados demonstram imunidade mais eficiente e adaptável, com maior controle metabólico e menor propensão à exaustão celular. O exercício físico regular parece modular positivamente tanto a sensibilidade adrenérgica quanto os sensores de energia celular, promovendo uma resposta mais equilibrada e menos inflamatória a estímulos externos.

Luciele Minuzzi, pesquisadora e uma das autoras do estudo
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.