Escolher o melhor tipo de combustível para abastecer o seu carro nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Isso porque é necessário que o condutor tenha conhecimento sobre a substância e sobre o que ela pode proporcionar ao veículo. Uma delas é a gasolina premium. Na sequência deste conteúdo, você conhecerá diversos detalhes sobre o produto.
Realmente existe gasolina premium? Saiba o que é verdade ou mito
Sim, existe a gasolina premium, tanto é que na hora de abastecer o seu carro geralmente você deve escolher entre os tipos disponíveis no posto: comum, aditivada e premium.
Leia mais:
- Confira 4 dicas para proteger seu carro no inverno
- 10 carros mais baratos que podem ser Uber Black em 2025
- 5 dicas de como escolher um bom posto de gasolina na estrada

A primeira é basicamente composta por hidrocarbonetos e não possui aditivos. Por outro lado, a segunda conta com detergentes e dispersantes que, segundo as grandes marcas como a Shell, servem para ajudar na limpeza do motor e evitar que haja um acúmulo de resíduos do componente.
Já a terceira conta com alta octanagem, tendo 25% de etanol anidro em sua mistura, além dos mesmos aditivos da aditivada. Dessa forma, proporciona mais desempenho e eficiência ao veículo.
Apesar de a gasolina premium ter chegado ao mercado brasileiro no dia 15 de fevereiro de 1997, ainda hoje existem muitas dúvidas dos condutores sobre a substância. A seguir, o Olhar Digital destrincha alguns fatos e mitos sobre o combustível.
Fato – O seu nome varia conforme o posto

Primeiramente, saiba que, de modo geral, ela é chamada de premium porque entrega maior qualidade e desempenho em relação aos demais tipos de combustível. Entretanto, cada rede de posto possui uma identificação diferente para o produto.
Nos postos da Petrobrás, por exemplo, ele é chamado de Podium. Já no Ipiranga, seu nome é Ipimax Pro e, no Shell, é V-Power Racing.
Mito – Nem todo tipo de carro aceita a gasolina premium

Existe o mito de que a gasolina premium só é aceita em veículos importados, carros antigos e esportivos. Porém, a realidade é que ela pode ser utilizada em qualquer automóvel compatível com essa substância.
Fato – A gasolina premium conta com menos etanol em sua mistura

Isso mesmo, como já citado, ela tem 25% do anidro em sua mistura, sendo que a comum e a aditivada possuem até 27,5%.
Mito – Misturar os tipos de gasolina pode gerar problemas em seu carro

Dependendo do modelo do carro, essa afirmativa é fake, pois, em geral, os veículos podem utilizar misturas entre gasolina comum, aditivada e premium sem problemas. Porém, há uma exceção: alguns automóveis importados que exigem que o abastecimento seja feito apenas com a gasolina premium.
O que acontece é que esses veículos contam com alta taxa de compressão e, assim, têm maior compatibilidade com as gasolinas premium.
Fato – Apesar de não ser uma regra, é recomendável abastecer carros antigos apenas com a gasolina premium

Isso acontece porque esses veículos não foram fabricados para rodar com uma gasolina que tenha 27,5% de etanol. Sendo assim, o ideal é que eles sejam abastecidos com a premium, pois ela possui uma porcentagem um pouco menor do componente. Essa prática pode ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Fato – Uma das vantagens da gasolina premium é que o carro consome menos combustível

Como tem um teor de etanol menor do que as demais gasolinas, a premium torna o veículo um pouco mais econômico. Além disso, o carro ganha maior autonomia. Vale destacar ainda que ela pode durar mais tempo no tanque, algo muito benéfico para os colecionadores de automóveis, que geralmente mantêm-nos parados por longos períodos.
Porém, é importante destacar que não existe uma definição de tempo que o produto pode ficar dentro do tanque sem vencer. Há algumas amostras que indicam que é possível mantê-lo no reservatório durante cinco anos sem perder suas características originais. Por outro lado, a distribuidora Vibra (antiga BR Distribuidora) recomenda o consumo desse combustível no prazo de seis meses.
Fato – Uma desvantagem é que nem todo posto tem esse combustível disponível

Apenas algumas distribuidoras e bandeiras contam com a gasolina premium; é o caso das redes de postos Ipiranga, Shell e BR Petrobrás. Então, dependendo de onde você mora, pode ser bem difícil encontrar esse tipo de combustível.