Uber muda critérios e exclui carros populares da categoria Black

Atualização vale a partir de 2026 e retira modelos como Kardian e Basalt; Comfort também terá restrições e exigências mais rigorosas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 13/10/2025 18h31
uber-1-1920x1080
(Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber anunciou mudanças nas categorias Black e Comfort, atualizando os modelos de carros aceitos na plataforma a partir de 2026.

A empresa retirou oito veículos da categoria Black, voltada a opções mais sofisticadas, com destaque para o Renault Kardian e o Citroën Basalt, que deixarão de ser aceitos em 5 de janeiro de 2026.

motorista da uber com o aplicativo aberto no celular dentro do carro
Uber remove oito modelos da categoria Black e altera regras do Comfort (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Modelos de fora das categorias Black e Comfort

  • A lista de exclusões inclui ainda Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Híbrido, JAC J3 Turin e JAC iEV 40 – modelos elétricos e híbridos entre eles, apesar do alto valor agregado.
  • Na categoria Comfort, o Renault Logan será removido definitivamente em 6 de julho de 2026, independentemente do ano de fabricação.
  • Segundo a Uber, as mudanças resultam de pesquisas com usuários e da análise do mercado automotivo, priorizando critérios como espaço interno, ano e conforto, e não mais o tamanho do porta-malas.
uber
Empresa diz que mudanças seguem pesquisas com usuários e o mercado automotivo (Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock.com)

Leia mais:

Outras regras foram atualizadas

A empresa também ajustou os anos mínimos de fabricação aceitos em modelos como Chevrolet Cobalt, Prisma, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage, que agora devem ser de 2018 ou 2019, enquanto Fiat Argo e Volkswagen Polo só serão aceitos se produzidos a partir de 2023.

Já no UberX, os limites variam conforme as regras municipais, sendo que veículos de 2015 ou anteriores podem ser desclassificados em cidades com regulamentações específicas.

uber
Plataforma prioriza espaço interno e ano do veículo em nova revisão; decisão afeta carros populares e modelos premium – Imagem: Kevin McGovern/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.