Ozempic pode eliminar a gordura no fígado, segundo estudo

Estudo apontou que a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, pode combater a condição e a inflamação hepática resultante dela
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 13/10/2025 09h49
ozempic
(Imagem: Marc Bruxelle / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dados da American Liver Foundation (ALF) apontam que 8 em cada 10 pessoas com obesidade tenham boas chances de desenvolver esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH). Esta é uma forma grave de doença hepática causada pelo acúmulo de gordura no fígado.

Um cenário preocupante, mas que pode ser revertido a partir do uso do Ozempic. De acordo com um novo estudo, a semaglutida, princípio ativo do medicamento, tem demonstrado potencial para combater a condição e a inflamação hepática resultante dela.

Ilustração em 3D de um homem caucasiano com pele transparente, revelando um fígado gorduroso, destacando a anatomia do fígado e o acúmulo de gordura, juntamente com uma visão de perto das células de gordura.
O acúmulo de gordura no fígado, quando persistente, pode desencadear inflamações que evoluem para doenças graves (Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock)

Semaglutida reverteu a inflação na maioria dos casos analisados

  • No total, 1.200 pacientes foram avaliados no trabalho.
  • Os pesquisadores utilizaram biópsias hepáticas, consideradas o padrão-ouro para diagnóstico.
  • Segundo a equipe, a semaglutida se mostrou capaz de reprogramar a biologia do fígado, revertendo o padrão de proteínas que caracteriza a MASH e aproximando-o de um estado saudável.
  • A substância eliminou a inflamação (MASH) em 63% dos participantes.
  • Além disso, foram identificadas melhoras no estágio da fibrose (a cicatrização do fígado) em 37% das pessoas.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado no The New England Journal of Medicine.

Leia mais

Canetas Ozempic enroladas em fitinha métrica usada para checar perda ou ganho de peso
Resultados apontam que os benefícios do Ozempic vão além da perda de peso (Imagem: Alones/Shutterstock)

Uma revolução no diagnóstico e tratamento da condição

Em entrevista à CNN, a diretora médica da Novo Nordisck no Brasil, Marília Fonseca, comemorou os resultados da pesquisa. A farmacêutica é a responsável pela fabricação do Ozempic, medicamento usado contra a obesidade e diabetes tipo 2.

Ela destacou que as descobertas podem revolucionar o diagnóstico de esteato-hepatite associada à disfunção metabólica. Atualmente, a identificação do problema depende de uma biópsia de fígado, um procedimento considerado invasivo.

Injeção ozêmica de semaglutida médica para perda de peso. Tratamento da obesidade, perda de gordura, transformação corporal. Nutrição, dieta, queima de calorias. Caneta injetora de insulina. Estilo de vida saudável, gestão de peso 3D
Semaglutida se mostrou eficaz no combate à gordura hepática (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock)

A expectativa é que, nos próximos anos, um simples exame de sangue poderia diagnosticar e monitorar a doença. Isso tornaria o acompanhamento médico mais seguro, acessível e menos doloroso para o paciente.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.