O WhatsApp anunciou um novo recurso baseado em inteligência artificial (IA) que promete te ajudar na hora de ler aquela mensagem longa da sua mãe, namorada(o), do trabalho ou daquele grupo de família que vive ativo.
A IA, segundo o WhatsApp, é capaz de destacar o que for mais relevante na conversa. O recurso é chamado de “Resumo de Mensagens” e usa tecnologia de Processamento Privado, que permite ao Meta AI (tecnologia de IA da Meta, dona do mensageiro) gerar respostas sem que as empresas (Meta e WhatsApp) vejam as mensagens ou os resumos.

Vale ressaltar que, segundo a empresa, recursos de Processamento Privado, como o Resumo de Mensagens, vêm desativado por padrão, pois é algo opcional. Além disso, o usuário pode escolher quais conversas terão uso da IA por meio da Privacidade Avançada de Conversas.
Conversas resumidas
- O sistema funciona bem naquela situação clássica: você está ocupado e não consegue ler as mensagens de certo grupo ou contato. Quando consegue, tem mais de 50 para ler. E agora? Pode pedir para a IA resumir;
- A novidade usa o Meta AI (incluso há algum tempo no mensageiro) para resumir conversas longas;
- A Meta, dona do WhatsApp, bem como de Threads, Instagram e Facebook, garante total privacidade ao usuário;
- A empresa diz colocar o controle da experiência nas mãos do usuário, que é quem define se vai usar ou não esse e outros recursos de IA.
Leia mais:
- 10 truques escondidos no WhatsApp que você deveria aprender
- Aprenda este truque para deixar seu WhatsApp mais pessoal
- WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares; veja lista

Disponibilidade
O WhatsApp confirmou que a novidade está sendo lançada gradualmente no Brasil e em português, bem como outros mercados selecionados. Outros países e idiomas receberão o recurso ainda este ano. Pelo menos, é o que a big tech deseja.
WhatsApp: lançamentos mais recentes
Nos últimos tempos, o mensageiro da Meta vem aproveitando o boom da IA, por meio do Meta AI, para fazer vários ajustes e criação de novos recursos interessantes.
Antes do resumo de conversas, outra novidade disponibilizada no fim de setembro foi a tradução de mensagens diretamente no app. Para isso, ao receber uma mensagem em outro idioma, basta pressionar e segurar a mensagem e tocar em “Traduzir“, escolhendo o idioma de tradução preferido.

A princípio, a novidade estava restrita ao Android, mas, há alguns dias, quem usa iPhone pôde comemorar, pois a tradução no WhatsApp foi liberada para o smartphone da maçã, com suporte a 19 idiomas.
WhatsApp: ataque hacker com foco no Brasil pode roubar senhas
A empresa de cibersegurança Trend Micro identificou um novo vírus usado em ataques cibernéticos. Batizado de Sorvepotel, ele induz as vítimas a baixar arquivos no WhatsApp Web e assume o comando do computador.
Leia a matéria completa aqui