A inauguração de sua primeira fábrica no Brasil, na semana passada, faz parte da estratégia da BYD para aumentar a participação da marca no mercado nacional. E os números mostram que esse movimento está dando resultado.
Em setembro, pela primeira vez, a montadora chinesa entrou para o top 5 de vendas de varejo de veículos de passeio, com 9,21% de participação. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Aumento no número de concessionárias e produção local
O desempenho coloca a empresa à frente de marcas tradicionais como Toyota, Renault, Jeep e Honda. Somente em setembro, a BYD emplacou 9.934 veículos de passeio, garantindo a sétima posição no ranking geral e a quinta no varejo.
Considerando as vendas diretas, o total chegou a 10.024 unidades, com 5,56% de participação de mercado. No acumulado de 2025, já são 77.198 emplacamentos. Este número é um reflexo direto do avanço da rede de concessionárias no Brasil, que deve chegar a 150 pontos até o final do ano.

Além disso, o início da montagem dos modelos na fábrica de Camaçari, na Bahia, onde a marca inaugurou recentemente seu primeiro complexo de produção fora da Ásia, deve diminuir os custos de importação e logística. Isso deve fazer com que os carros da marca se tornem ainda mais competitivos no mercado brasileiro. As informações são do portal InsideEVs Brasil.
Leia mais
- BYD terá centro de pesquisa de carros autônomos no RJ
- BYD traz ao Brasil Song Pro híbrido plug-in flex
- BYD inaugura oficialmente primeira fábrica no Brasil

Vendas de varejo de veículos de passeio:
- Volkswagen: 18.850 unidades vendidas no mês de setembro;
- Fiat: 16.120 unidades vendidas;
- Chevrolet (GM): 14.740 unidades vendidas;
- Hyundai: 13.260 unidades vendidas;
- BYD: 9.934 unidades vendidas;
- Toyota: 9.210 unidades vendidas;
- Renault: 8.320 unidades vendidas;
- Jeep: 7.780 unidades vendidas;
- Honda: 7.460 unidades vendidas;
- Nissan: 6.910 unidades vendidas no mês de setembro.