Broadcom lança novo chip de IA e acirra competição com Nvidia

Chamado Thor Ultra, o dispositivo permite reunir centenas de milhares de chips, facilitando a criação e execução de modelos de IA
Alessandro Di Lorenzo14/10/2025 12h34
broadcom-1-1920x1080
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A disputa no mercado de inteligência artificial está cada vez mais acirrada. Nesta terça-feira (14), a Broadcom lançou um novo chip de rede que promete ajudar as empresas a construir sistemas de computação de IA.

O dispositivo, chamado Thor Ultra, permite reunir centenas de milhares de chips que processam grandes quantidades dados, facilitando a criação e execução de modelos como o ChatGPT. A novidade aumenta a competição com a Nvidia, gigante do setor.

Linha de montagem de chips
Broadcom lançou o chip de rede Thor Ultra (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Broadcom desafia domínio da Nvidia

  • Segundo informações da Reuters, o Thor Ultra será uma alternativa aos chips de interface de rede da Nvidia.
  • O objetivo do lançamento é consolidar ainda mais o controle da Broadcom sobre as comunicações de rede dentro de data centers projetados para aplicativos de IA.
  • A empresa, inclusive, revelou nesta semana um acordo para lançar 10 gigawatts de chips personalizados para a OpenAI, fabricante do ChatGPT, a partir do segundo semestre de 2026.
  • O anúncio faz parte da estratégia de desafiar o controle da Nvidia no mercado.

Leia mais

Fachada da Nvidia
Empresa quer superar a Nvidia no mercado de IA (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)

Foco da empresa é a IA

O CEO da Broadcom, Hock Tan, disse no final do ano passado que a inteligência artificial era um dos principais focos de atuação da empresa. A companhia registrou uma receita ligada à IA de US$ 12,2 bilhões (mais de R$ 67 bilhões) no ano fiscal de 2024.

Neste cenário, o Thor Ultra é fundamental para as ambições da empresa. O dispositivo opera como um elo entre um sistema de IA e o restante do data center. Os chips de rede ajudam os operadores de data center a mover informações dentro de uma instalação.

data center
Chip opera como um elo entre um sistema de IA e o restante do data center (Imagem: IR Stone/Shutterstock)

No sistema de computação distribuída, a rede desempenha um papel extremamente importante na construção desses grandes clusters. Portanto, não estou surpreso que alguém que esteja no negócio de GPU queira ter certeza de que está participando da rede.

Ram Velaga, vice-presidente sênior da Broadcom
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.