O iPhone Air fará sua estreia oficial na China na semana que vem, mais de um mês após o lançamento global da série 17. As pré-encomendas começam na sexta-feira (17), segundo o CEO da Apple, Tim Cook, que está em visita pelo país. O atraso se deu por restrições regulatórias relacionadas à tecnologia eSIM em smartphones, que acaba de ser aprovada pelo governo para testes comerciais.
A tecnologia ainda não está amplamente disponível na China continental, e os smartphones fabricados para o mercado local não incluem suporte para este tipo de modelo. Com o eSIM, empresas podem projetar dispositivos mais finos, já que dispensa a necessidade de cartões de identificação física no aparelho.
Em setembro, a Apple informou que apenas a China Unicom, uma das três operadoras estatais de redes de telecomunicações do país, era a única empresa a oferecer o suporte necessário para novos modelos de iPhones. Nesta segunda-feira (13), a operadora confirmou que “alcançou um ecossistema de negócios eSIM de cenário completo”, segundo o jornal South China Morning Post.

Mais de 67 mil pessoas em todo o país se inscreveram para obter o serviço da China Unicom. Já a China Mobile, a maior operadora de rede móvel do mundo, disse que os assinantes poderiam agendar a ativação futura do eSIM para smartphones no mês passado, quando a Apple lançou sua nova linha. A China Telecom também ofertará o suporte.
Cook na China
Essa é a segunda visita de Tim Cook à China, um país-chave para as vendas e para a cadeira de suprimentos da companhia. O iPhone Air deve contribuir com mais de 5% a 7% da remessas globais do modelo da Apple, segundo a consultoria de pesquisa de mercado IDC. O modelo será vendido por 7,999 yuan (R$ 6,1 mil).
Em março, ele estava entre os 80 executivos de empresas multinacionais que compareceram ao Fórum de Desenvolvimento da China, um evento anual organizado pelo governo chinês para facilitar o diálogo com investidores globais.

Desta vez, ele iniciou a viagem conhecendo a equipe por trás dos brinquedos Labubu da Pop Mart, incluindo o artista de Hong Kong Kasing Lung, criados dos produtos, e o CEO da Pop Mart, Wang Ning, em uma exposição da Labubu no The Bund, em Xangai. Os detalhes da conversa são desconhecidos, mas o encontro mostra o envolvimento contínuo de Cook com talentos criativos e parceiros comerciais.
Leia Mais:
- Tem um iPhone? Confira 4 funções secretas do botão de volume que muitos desconhecem
- Apple já trabalha em novo chip H3 e na próxima geração dos AirPods
- Apple TV+ está mudando de nome (e pode gerar confusão)
Relembre o modelo
Descrito pela empresa como o mais fino da sua história, o iPhone Air tem 5,6 milímetros de espessura. O corpo é feito de titânio de grau cinco com acabamento espelhado e traz uma arquitetura interna redesenhada para abrir espaço para uma bateria maior. Equipado com apenas uma câmera traseira, o modelo oferece uma nova geração de retratos, vídeos em Dolby Vision 4K e áudio espacial integrado.

O iPhone Air estreou junto com o iOS 26, que apresenta o novo visual Liquid Glass — ícones e elementos de interface translúcidos, no estilo “bolhas de vidro”. O sistema operacional também amplia os recursos de Apple Intelligence, como tradução em tempo real de texto e áudio e melhorias em aplicativos.