Conheça o cão-robô lançador de granadas dos EUA

O CODiAQ usa inteligência artificial para atravessar terrenos acidentados, subir escadas e se mover por espaços apertados
Alessandro Di Lorenzo15/10/2025 15h08
co-robo-1-1920x1080
Imagem: reprodução/Skyborne Technologies
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A robótica tem conquistado cada vez mais espaço no setor militar. O exemplo mais recente disso é o lançamento de um cão-robô que usa inteligência artificial e pode lançar granadas, se movendo de forma eficaz e Independente.

Chamado de CODiAQ, o equipamento foi desenvolvido pela empresa Skyborne Technologies em parceria com o governo dos Estados Unidos. Ele é considerado um dos primeiros robôs operacionais armados projetados para missões de ação direta.

Robô pode se deslocar por terrenos acidentados (Imagem: reprodução/Skyborne Technologies)

CODiAQ pode ser equipado com diversas armas

  • De acordo com a Skyborne, o CODiAQ foi projetado para oferecer uma opção letal remota que pode ser implantada rapidamente, operada por um único controlador e usada em ambientes complexos sem aumentar o risco para os soldados.
  • Para isso, o equipamento conta com um sistema de carga útil modular que permite a integração de um lançador de granadas ou de armas como espingardas calibre 12.
  • O cão-robô ainda conta com um software que possibilita uma mira autônoma e computação balística.
  • A partir do uso da IA, o dispositivo ainda é capaz de identificar, rastrear e derrubar alvos com alta precisão, mesmo em grandes distâncias.
  • As informações são do portal Interesting Engineering.

Leia mais

CODiAQ pode ser letal no campo de batalha (Imagem: reprodução/Skyborne Technologies)

IA permite que equipamento se movimente de forma independente

A Skyborne destaca que o robô de quatro patas foi projetado para lidar com ambientes diversos e desafiadores. Com certificação IP-67, o CODiAQ é resistente à poeira e água, garantindo funcionalidade em condições de chuva, lama e deserto.

Ele pode atravessar terrenos acidentados, subir escadas e se mover por espaços apertados ou cheios de detritos que atrapalham os veículos terrestres tradicionais. A IA ainda permite que ele se movimente de forma independente, mantendo o operador focado na execução da missão.

Cérebro com os dizeres "AI" dentro
Cão-robô usa IA para se locomover de forma autônoma (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento do equipamento, o cão-robô é perfeito para uso em combates urbanos, defesa de perímetro, operações de guerra e contraterrorismo. Os primeiros exemplares já foram entregues ao governo dos EUA.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.