Aplicativo fitness inédito para pessoas com deficiência chega ao Brasil

Plataforma criada pelo atleta paralímpico Ali Jawad reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e registro de resultados individuais
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 15/10/2025 05h10
academia deficiencia
Nome "Accessercise" vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês (Imagem: Unaihuiziphotography/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Accessercise é o nome do primeiro aplicativo fitness do mundo voltado para pessoas com deficiência, que acaba de ganhar uma versão em português para o público no Brasil. O download pode ser feito nas lojas de aplicativos do Google Play e da App Store de forma gratuita, e também está disponível para usuários do programa de benefícios Wellhub.

Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo busca preencher a lacuna de recursos acessíveis nas plataformas de bem-estar. O nome vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês. Accessercise reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços paradesportivos. 

Desenvolvido para intervenção junto a pessoas com deficiência em modelo síncrono e assíncrono na prescrição de exercícios físicos, o aplicativo permite que o usuário personalize o seu próprio treino, defina objetivos e registre os resultados dos treinos. Além disso, conta com uma biblioteca de exercícios e treinos que podem ser executados por diferentes deficiências.

ali-jawad
Aplicativo foi criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad (Imagem: Reprodução)

Funcionalidades do aplicativo

  • Videoaulas adaptadas: acesso a um catálogo de vídeos com treinos específicos para diferentes tipos de deficiência, selecionáveis por dificuldade, localização ou equipamentos disponíveis;
  • Hub social: uma comunidade para conectar-se com outras pessoas, compartilhar experiências e progresso nos treinos;
  • Mapeamento de acessibilidade: um recurso que utiliza o Google Maps para permitir que usuários avaliem a acessibilidade de academias, praças e outros espaços para a prática de esportes;
  • Personalização e acompanhamento: opção de criar treinos personalizados, registrar o progresso e definir metas de fitness;
  • Conteúdo educativo: informações sobre como se exercitar de forma segura e eficaz, adaptado às necessidades individuais.
aplicativo-deficiencia
Plataforma também está disponível para usuários do programa de benefícios Wellhub (Imagem: Reprodução)

Leia Mais:

Inclusão e autonomia

O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas convivendo com alguma deficiência, segundo o IBGE. A plataforma faz parte de uma iniciativa do Ministério do Esporte em parceria com a Associação Nacional de Desporto para pessoas com Deficiência (ANDE) para democratizar o bem-estar e ampliar as oportunidades de inclusão. O investimento foi de R$ 489 mil via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

jovens-deficiencia
Brasil tem 18,6 milhões de pessoas convivendo com alguma deficiência (Imagem: Lyndon Stratford/iStock)

“O lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que pessoas de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, destacou o presidente da ANDE, Erinaldo Chagas.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.