Anthropic lança versão mais barata e rápida do modelo Haiku

Novidade é atrativa para usuários que dependem de IA para atividades em tempo real e de baixa latência, como assistentes de chat
Por Bruna Barone, editado por Layse Ventura 15/10/2025 19h15
claude
Claude Haiku 4.5 já está disponível no Claude Code e em aplicativos da Anthropic (Imagem: Thaspol Sangsee/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anthropic acaba de lançar o Claude Haiku 4.5, uma versão atualizada do seu último modelo pequeno com um terço do custo e mais que o dobro da velocidade em relação ao Claude Sonnet 4. Na verdade, a tecnologia mais recente pode até mesmo superar o Sonnet 4 em certas tarefas, como usar computadores, tornando o Claude para Chrome mais rápido do que nunca, segundo a empresa.

A novidade pode agradar especialmente usuários que dependem de IA para atividades em tempo real e de baixa latência, como assistentes de chat, agentes de atendimento ao cliente ou programação em pares. Já a experiência de codificação (de projetos com múltiplos agentes à prototipagem rápida) está mais responsiva.

Segundo a Anthropic, o Claude Haiku 4.5 oferece aos usuários uma nova opção para quando desejam desempenho próximo à ponta com uma relação custo-benefício muito maior, e abre novas maneiras de usar os modelos da empresa em conjunto.

Por exemplo, o Sonnet 4.5 pode decompor um problema complexo em planos de várias etapas e, em seguida, orquestrar uma equipe de vários Haiku 4.5 para concluir subtarefas em paralelo.

claude haiku
Modelo oferece desempenho próximo à ponta com uma relação custo-benefício maior (Imagem: Anthropic/Divulgação)

Modelo seguro

Em avaliações de segurança realizadas pela própria empresa, Haiku 4.5 apresentou baixas taxas de comportamentos preocupantes e estava substancialmente mais alinhado do que seu antecessor, o Claude Haiku 3.5.

Já a taxa geral de comportamentos desalinhados foi significativamente menor do que o Claude Sonnet 4.5 e o Claude Opus 4.1 – tornando o Claude Haiku 4.5, por essa métrica, o modelo mais seguro da Anthropic até o momento.

Os testes também mostraram que o Claude Haiku 4.5 apresenta riscos limitados em termos de produção de armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Por esse motivo, o modelo foi lançado sob o padrão de Segurança de IA Nível 2 (ASL-2) – em comparação com o ASL-3, mais restritivo, para o Sonnet 4.5 e o Opus 4.1. 

O Claude Haiku 4.5 já está disponível no Claude Code e em aplicativos da Anthropic. Desenvolvedores podem usar o modelo na API do Claude, Amazon Bedrock e Vertex AI do Google Cloud, onde ele serve como um substituto imediato para o Haiku 3.5 e o Sonnet 4, mas com faixa de preço mais econômica.

haiku
Haiku 4.5 é o modelo mais seguro da Anthropic até o momento (Imagem: Anthropic/Divulgação)

Leia Mais:

Expandindo a família

Ao apresentar o Haiku 4.5, a Anthropic ponderou que o Sonnet 4.5 continua sendo o modelo de ponta da empresa e “o melhor modelo de codificação do mundo”. A ferramenta foi lançada há duas semanas com foco na construção de agentes complexos, uso de computadores e atividades de raciocínio e matemática.

Na avaliação SWE-bench Verified, que mede habilidades de codificação de software no mundo real, Claude Sonnet 4.5 foi considerado o modelo mais moderno em comparação com Opus 4.1, Sonnet 4, GPT-5 e Gemini 2.5. Na prática, o modelo manteve o foco por mais de 30 horas em tarefas complexas e com várias etapas, segundo a empresa. 

sonnet
Anthropic ponderou que o Sonnet 4.5 continua sendo o modelo de ponta da empresa (Imagem: Anthropic/Divulgação)

Já no OSWorld, um benchmark que testa modelos de IA em tarefas computacionais do mundo real, o Sonnet 4.5 agora lidera com 61,4%. Há apenas quatro meses, o Sonnet 4 liderava com 42,2%.

Especialistas em finanças, direito, medicina e STEM avaliaram que o Sonnet 4.5 mostra conhecimento e raciocínio de domínio específico muito melhores em comparação a modelos mais antigos, incluindo o Opus 4.1, de acordo com a Anthropic.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.