Apple vai fabricar robô doméstico e central inteligente no Vietnã a partir de 2026

Apple amplia produção no Vietnã e prepara novos produtos: um hub doméstico, câmera de segurança e robô de mesa. Veja detalhes aqui.
Por Maurício Thomaz, editado por Bruno Capozzi 15/10/2025 05h11
Apple expande produção no Vietnã e aposta em robôs e dispositivos para casas inteligentes
Apple expande produção no Vietnã e aposta em robôs e dispositivos para casas inteligentes (Imagem: Jonathan Weiss / Shutterstock)
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A Apple está preparando uma nova fase de expansão em seu portfólio de produtos e em sua cadeia de produção global. Segundo fontes próximas à empresa, a gigante de Cupertino vai fabricar novos dispositivos inteligentes no Vietnã, incluindo um hub doméstico com tela, uma câmera de segurança e um robô de mesa motorizado — este último previsto para chegar ao mercado em 2027. As informações são da Bloomberg.

A mudança representa um marco importante na estratégia industrial da Apple, que busca reduzir sua dependência da China e ampliar a diversificação de sua produção para países do Sudeste Asiático. Atualmente, a empresa já monta iPads, AirPods, Apple Watch, Macs e HomePods no Vietnã.

iPads, AirPods, Apple Watch, Macs e HomePods já são montados no Vietnã
iPads, AirPods, Apple Watch, Macs e HomePods já são montados no Vietnã (Imagem: Farknot Architect / Shutterstock)

Expansão da Apple no Vietnã e parceria com a BYD

Os novos produtos — especialmente o home hub e o robô de mesa — serão produzidos em parceria com a BYD, empresa chinesa mais conhecida por seus veículos elétricos, mas que tem ganhado espaço na cadeia de fornecimento da Apple.

A BYD será responsável pelas etapas de montagem final, testes e embalagem, enquanto a Apple supervisiona o design e a integração dos sistemas. O plano também inclui expandir a fabricação de iPads no país.

Embora a transferência da produção ajude a mitigar riscos geopolíticos e reduzir a exposição à economia chinesa, os produtos fabricados no Vietnã ainda estarão sujeitos a tarifas de importação de 20%, conforme a política tarifária vigente nos Estados Unidos.

Placa da BYD em uma concessionária
Os novos produtos serão produzidos em parceria com a BYD (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

Apple mira o mercado de casas inteligentes e robótica

A aposta da Apple no segmento doméstico começa com o novo hub de casa inteligente, um display quadrado de cerca de sete polegadas projetado para controlar eletrodomésticos, reproduzir música e gerenciar comunicações. O produto, que custará cerca de US$ 350, estava previsto para estrear em 2025, mas foi adiado para a primavera de 2026 devido a ajustes no software de inteligência artificial que aprimorará o Siri.

O novo assistente virtual será capaz de buscar respostas na web e controlar aplicativos com mais precisão, em um funcionamento similar ao ChatGPT. O hub terá duas versões:

  • J490: modelo com base de alto-falante, semelhante ao HomePod mini;
  • J491: versão de parede com câmera para chamadas FaceTime e interface adaptativa.
Apple aposta no mercado de automação residencial e robótica (Imagem: slvn_an/Shutterstock)

Além do hub, a Apple também prepara uma câmera de segurança interna (J450) e um robô de mesa com tela de nove polegadas acoplada a um braço motorizado, capaz de se mover pelo ambiente. Este último terá um preço elevado, refletindo os altos custos de engenharia e componentes robóticos. O projeto tem origem na antiga iniciativa de carro autônomo da empresa, que incluía um time voltado à robótica.

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Com essa estratégia, a Apple reforça seu movimento de diversificação da produção global e sua aposta em dispositivos inteligentes voltados à automação residencial — um setor cada vez mais competitivo, dominado atualmente por Amazon e Google.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.