Arm e Meta fecham parceria para turbinar sistemas de IA

Gigantes da tecnologia unem forças para otimizar sistemas de IA em meio à maior expansão de data centers da história da Meta
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 15/10/2025 18h55
arm-1920x1080
Imagem: JHVEPhoto /Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta firmou uma parceria estratégica com a Arm para reforçar seus sistemas de inteligência artificial, em um momento em que a gigante das redes sociais realiza uma das maiores expansões de infraestrutura tecnológica de sua história.

A colaboração transferirá os sistemas de recomendação e classificação da Meta para a plataforma Neoverse, da Arm – tecnologia otimizada para aplicações de IA em nuvem e voltada à eficiência energética.

Segundo Santosh Janardhan, chefe de infraestrutura da Meta, a parceria permitirá que a empresa escale suas operações com mais eficiência.

“A IA está transformando a forma como as pessoas se conectam e criam”, disse ele em um comunicado. “Com a Arm, conseguimos ampliar essa inovação para mais de 3 bilhões de pessoas que usam nossos aplicativos e tecnologias.”

Logo da Meta em um smartphone
Acordo plurianual leva plataforma Neoverse aos sistemas da Meta e amplia megaprojetos de data centers nos EUA (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Leia mais: 

Eficiência e escala no centro da aliança

  • Tradicionalmente reconhecida por sua arquitetura de CPUs móveis, a Arm busca consolidar sua presença no mercado de computação em nuvem e IA, áreas hoje dominadas pela Nvidia.
  • A empresa destaca sua vantagem em consumo energético, uma característica essencial para sustentar grandes operações de IA.
  • “O futuro da inteligência artificial será definido pela eficiência em escala”, afirmou Rene Haas, CEO da Arm.
  • “Com a Meta, combinamos nosso desempenho por watt com a liderança em inovação em IA da empresa.”
  • A parceria plurianual não envolve trocas acionárias nem infraestrutura física compartilhada, o que a diferencia de outros acordos recentes no setor.
arm
Colaboração marca avanço da empresa britânica no setor de computação em nuvem e desafia o domínio da Nvidia no mercado de chips – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Meta acelera megaprojetos de data centers

Enquanto isso, a Meta investe pesadamente em infraestrutura para sustentar sua crescente demanda por processamento de IA.

O projeto Prometheus, em construção em New Albany (Ohio), deve começar a operar até 2027 com vários gigawatts de capacidade e contará com uma usina a gás natural de 200 megawatts dedicada ao fornecimento de energia.

Outro empreendimento, o campus Hyperion, está sendo erguido em 2.250 acres na Louisiana e deve atingir 5 gigawatts de potência computacional até 2030. A movimentação ocorre em meio a uma corrida global por poder computacional.

Enquanto a Nvidia promete investir US$ 100 bilhões em parcerias de IA, e a AMD oferece 6 gigawatts de capacidade à OpenAI em troca de participação acionária, a Meta aposta na eficiência da Arm para fortalecer sua infraestrutura – e garantir protagonismo na próxima geração da inteligência artificial.

Logo da Meta em um smartphone
Parceria foca na redução de consumo energético e na escalabilidade dos sistemas de recomendação que atendem mais de 3 bilhões de usuários (Imagem: gguy / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.