iOS 26.1: grandes novidades (e mais IA) podem chegar na próxima atualização do iPhone

Ainda em fase beta, o iOS 26.1, a próxima atualização significativa do OS mobile da Apple, indica a chegada de mais IAs integradas ao iPhone
Bruno Ignacio de Lima15/10/2025 09h05
iOS 26 deve trazer atualizações automáticas para reforçar segurança do iPhone
iOS 26 deve trazer atualizações automáticas para reforçar segurança do iPhone (Imagem: yalcinsonat1 / iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple segue refinando o iOS 26 após de seu lançamento, e a terceira versão beta do iOS 26.1, liberada para desenvolvedores, revelou mais do que apenas correções de bugs. Conforme apurado pelo site especializado 9to5Mac, a atualização traz novidades visuais e funcionais, mas a mudança mais significativa foi encontrada no código do sistema: a Apple parece estar preparando o terreno para integrar novas inteligências artificiais de terceiros à Apple Intelligence.

Segundo a análise do código, a empresa está se aproximando de permitir integrações adicionais para além do ChatGPT. Uma alteração específica substituiu o texto “Relatar um problema relacionado ao ChatGPT” por “Relatar um problema relacionado a um Terceiro”.

De acordo com a publicação, essa mudança sugere que a prometida abertura para outros provedores de IA, como o Gemini do Google, já mencionado anteriormente pela Apple, pode chegar mais cedo do que o esperado. Embora seja possível que o suporte a um novo parceiro de IA chegue já no lançamento público do iOS 26.1, é considerado mais provável que a novidade seja implementada em uma atualização futura, como o iOS 26.2.

Leia mais:

Além de mais IAs, o que mais pode mudar no iOS 26.1?

iPhone com iOS 26
iOS 26 traz visual Liquid Glass, mas permite ajustes de transparência (Imagem: Yalcin Sonat / Shutterstock)

Além dessa importante mudança nos bastidores, o iOS 26.1 beta 3 apresenta novidades visuais aos usuários. O ícone do aplicativo da Apple TV foi redesenhado, abandonando o cinza por um visual mais colorido, alinhando-se a uma nova identidade visual para o serviço, que passará por uma mudança de marca de “Apple TV+” para apenas “Apple TV”.

Outra adição funcional é um novo menu nos Ajustes chamado “Local Capture”. Dentro de “Geral”, essa opção permitirá que os usuários definam um local específico no aplicativo Arquivos para salvar gravações de áudio e vídeo capturadas durante chamadas, além de oferecer um controle para que apenas o áudio seja gravado.

Pequenos refinamentos visuais também foram notados, como animações mais fluidas e “saltitantes” na Central de Controle, aprimorando a experiência de uso. Com essas mudanças, o iOS 26.1 se molda para ser uma atualização bem relevante, focada tanto em melhorias de usabilidade quanto na expansão estratégica de seu ecossistema de inteligência artificial.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.