iPhone 17: Apple explica por que mudou tanto a câmera selfie na nova geração

Um dos maiores destaques na geração do iPhone 17 é sua câmera frontal. Agora, executivos detalham o porquê dela mudar tanto em ralação à gerações anteriores
Bruno Ignacio de Lima15/10/2025 09h04
iPhone 17
Imagem: Reprodução/Apple
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nova linha do iPhone 17 e iPhone Air da Apple chegou com diversas melhorias nas câmeras, e a nova câmera frontal Center Stage é um dos grandes destaques. Em novas entrevistas, executivos da Apple explicam o motivo de tantas mudanças na câmera de selfie do iPhone 17 este ano.

A alteração não foi uma decisão repentina, mas sim o resultado de um projeto que esteve em desenvolvimento por anos, apenas aguardando a tecnologia certa para se tornar realidade. O objetivo, segundo os executivos, era simples: fazer a câmera trabalhar para o usuário, e não o contrário.

“E se a câmera pudesse simplesmente entender o que você está tentando capturar e fazer esses ajustes para você?”, questionou um dos porta-vozes da empresa em resposta ao 9to5Mac.

A tecnologia por trás da câmera frontal do iPhone 17

Jon McCormack, um dos executivos da Apple, afirmou em entrevista ao BW Business World que o poder de processamento e o design industrial necessários para essa revolução só se tornaram possíveis agora. “Nós queríamos fazer isso há um tempo, e este é apenas o primeiro ano em que podemos realmente realizá-lo”, disse ele. A base para essa inovação está nos novos processadores A19 e A19 Pro, que permitem uma transferência de dados muito mais rápida entre o sensor e o chip.

Modelos azul escuro, laranja e cinza claro de iPhone 17 Pro Max vistos de trás
(Imagem: Divulgação/Apple)

Leia mais:

O objetivo final, de acordo com McCormack, é tornar a câmera do iPhone “invisível”. Isso acontece com a automação de duas funções que agora são padrão: estabilização e enquadramento inteligente. Nos vídeos, a estabilização foi aprimorada usando uma área maior do novo sensor, o que permite que o “Modo Ação” esteja sempre ativo por padrão. “Você pode andar, andar de bicicleta ou correr e saber que seu vídeo ficará ótimo”, afirmou McCormack.

Para as fotos, a nova tecnologia resolve um problema comum: o desvio do olhar em selfies. O sistema agora garante que os olhos da pessoa fotografada estejam sempre olhando para o lugar certo, criando retratos mais naturais e diretos.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.